27

janeiro.2023

A pesquisa por voz vai dominar o mundo?

É melhor a gente começar a se preparar para o futuro da pesquisa por voz. Com o uso de assistentes de voz digital, as quantidades de pesquisas feitas através deste dispositivo prometem explodir.

Vamos dar uma olhada no assunto para entender melhor:

O que é a pesquisa por voz?

É claro que você já deve ter utilizado esse formato de busca, mas só para a gente manter as coisas bem explicadinhas, a pesquisa de voz, também conhecido como voice search, é a pesquisa feita diretamente nos mecanismos de busca, pelo navegador do desktop ou do celular, ou em qualquer dispositivo que tenha um assistente de voz configurado. Sem se utilizar o teclado, ou seja, sem precisar escrever.

O que é assistente de voz?

Um assistente de voz é um programa capaz de realizar ações baseadas em palavras e comandos de voz, como Alexa ou Google Assistente. Por meio desses assistentes, é possível interagir com os aparelhos como se você tivesse conversando com eles.

Por que a pesquisa por voz impacta tanto na estratégia de marketing digital?

Precisamos voltar um pouco para responder essa pergunta. 

A evolução natural da comunicação humana começa com a fala e só depois passa para a linguagem escrita e os sinais. 

No caso dos mecanismos de busca, esse caminho foi feito ao contrário. E é aí que mora a graça da coisa. 

Quando estamos conversando com alguém, captamos os sinais das pessoas, como entonação; Ou, acessamos memórias de interação passada com essa pessoa. 

Para explicar melhor, quando você pergunta para um amigo: qual tênis deveria comprar para uma corrida? A resposta virá baseada em suas interações e de suas próprias experiências, quanto maior o nível de intimidade e conhecimento entre vocês, melhor será a resposta, porém, sempre baseado apenas em dados que o cérebro humano pode armazenar, o que é consideravelmente menor do que uma máquina de inteligência artificial, que teria à disposição anos de dados sobre seu pé, seu número, o tanto de vezes que você faz exercícios, a inclinação da rua que você caminha. 

A resposta será bem melhor, independentemente do quão bem intencionada seja a resposta do seu melhor amigo. 

Ok, mas o que isso tem a ver com a semântica da pesquisa por voz?

Já falamos que a inteligência artificial dos buscadores fez o caminho inverso do humano, correto? Da escrita para a fala.

As marcas criam conteúdos que levam o consumidor à resposta. A estratégia é bem simples, porém na essência da pesquisa por voz, acontece uma grande diferença da pesquisa por texto, segundo o Google grande parte das pesquisas por voz contém “eu”, “meu”; Ou seja, as pessoas esperam exclusividade nas respostas.

As pessoas estão tratando o assistente de voz como um ajudante pessoal mesmo, e não só como um aparelhinho que tem todas as respostas do mundo. 

Isso é revelador, principalmente para a estratégia de conteúdo.

Tá, mas e agora? O que fazer com o SEO?

Se sua empresa pensa seu conteúdo só uma vez na vida, e nunca atualiza o site, sabemos que estamos com problemas. Os comportamentos vão mudar e a transformação digital vai pedir passagem, vamos ver alguns pontos que podem ajudar a colocar o primeiro pé nas estratégias de busca por voz:

1 – Usar dados estruturados em todas as páginas

O principal desafio dos assistentes digitais é vasculhar trilhões de páginas para entregar uma resposta rápida, relevante e confiável. Se seu conteúdo está todo jogado lá no fundão do baú dos HTML, você não vai aparecer. Sentimos muito.

2 – Criar conteúdo de conversação

A pesquisa por voz é uma espécie de conversa, bem diferente da pesquisa escrita como falamos acima. Considere na estratégia de conteúdo identificar perguntas comuns, problemáticas da sua área de atuação, e simplesmente “responda”, como se fosse um amigo, mesmo. Voltamos ao simples. Isso não é bom?

3 – Informações rápidas, práticas e precisas

Pode parecer básico, mas em muitos sites encontramos dificuldades na hora de ver um endereço, um horário de funcionamento e até mesmo em encontrar uma forma de contato com a empresa. Seja claro nessas informações, sem inventar moda. 

A oportunidade de pesquisa por voz é muito clara para as marcas, mas a tecnologia depende totalmente das informações fornecidas pelas empresas.

Então é isso, ficamos por aqui mais uma vez, e fique a vontade para continuar a maratona por aqui no nosso Blog de marketing digital. A gente se vê.