27

outubro.2022

Aplicativo: será que está na hora da sua empresa ter um?

Quase tudo é feito via aplicativo hoje em dia. Transações bancárias, compra de tênis, contratação de serviços e até mesmo a renovação do documento do carro.

Agora a pergunta é: sua empresa precisa de um aplicativo? E como ele poderia alavancar resultados? 

Vamos trocar essa ideia hoje, mas antes, aquela contextualizada básica:

O que é um aplicativo?

Aplicativos, ou os ”Apps”, são programas de software instalados em celulares, smart tvs e outros dispositivos. 

Não é nenhuma inovação, o Word, por exemplo, é um aplicativo que está aí desde 1983, na verdade, a inovação mesmo está na funcionalidade do aplicativo, que vem sendo otimizada para as mais diversas atividades, principalmente com a explosão dos dispositivos móveis.

Hoje, temos diversos apps para os mais variados serviços, produtos, lazer, gestão financeira e por aí vai.

O tamanho da importância dos Aplicativos

Nem é necessário ficar batendo muito nessa tecla, você provavelmente já abriu vários até começar a ler este texto. 

Na verdade, para dar uma noção do cenário com dados, o Brasil é o país no qual as pessoas mais acessam apps no mundo, segundo pesquisa realizada pela App Annie¹, em 2021. 

Com cerca de 5.4 horas diárias, nós estamos em primeiro lugar de navegação e acesso aos conteúdos, via aplicativo no mundo. 

Só pela curiosidade, segundo os dados da pesquisa, os 5 aplicativos que foram mais baixados são:

  1. Tiktok
  2. Youtube
  3. Facebook
  4. HBO Max
  5. Instagram

Mas se sua empresa já tem site, para que serve um APP?

É comum as empresas confundirem os dois conceitos, e como sempre falamos por aqui, o importante no marketing digital é reconhecer as oportunidades e trabalhar no planejamento. 

Tudo se conecta, é óbvio que não basta apenas desenvolver um aplicativo, é preciso ocupar um espaço valioso na tela inicial do seu cliente, do usuário. Esse espaço vale ouro, e uma vez lá, seu aplicativo vai trazer mais resultados que um site, isso é inegável.

Mas não é assim tão simples, né? As estratégias devem se complementar, e o aplicativo jamais deve ser visto como concorrente do site, ou algo assim. Eles são diferentes, são parte de uma engrenagem.

Para responder a pergunta sobre ter um aplicativo:

No meio dessa transformação digital maluca para alcançar os objetivos do negócio e crescer, é necessário estar aberto a ideias e investimentos. Não existe outro caminho.

É importante debater, junto à agência de marketing digital, os diferenciais de um aplicativo, assim como o de melhorias em sites e landing pages, se este for o caso. Porém o que não se pode fazer é fechar os olhos para os dados e as tendências, jamais.

Então, a nossa resposta é sim. Quando falamos de marketing digital, sempre é hora de ter um aplicativo ou qualquer outra inovação que, comprovadamente, aumenta os resultados.

Ficamos por aqui e continue por aí no nosso Blog Pulsando

¹https://www.data.ai/en/insights/market-data/q2-2021-market-index-regional-rankings/