08

maio.2023

Com o avanço da Inteligência Artificial, quais serão as carreiras do futuro?

Muito se fala que a Inteligência Artificial vai “roubar” os empregos. Não sabemos até onde isso vai, mas vale a reflexão: quais serão as carreiras do futuro?

Com o avanço da Inteligência Artificial, muitas carreiras serão transformadas e novas oportunidades de emprego surgirão como em todas as grandes revoluções da humanidade. 

A inteligência artificial, de fato, está mudando o mercado de trabalho?

Segundo dados de uma pesquisa do Google, até 2030, 1 milhão de vagas poderão ser transformadas¹.

Ao mesmo passo que as mudanças assustam, se revelam oportunidades. No Brasil, por exemplo, estima-se que em 2024 existirão 420 mil vagas para desenvolvedores, porém teremos cerca de apenas 156 mil profissionais da área².

A tecnologia distancia ou aproxima? 

Os problemas que cercam a qualificação profissional são inúmeros e passam por diferenças salariais entre homens e mulheres e falta de diversidade nas equipes para se pensar em soluções de acessibilidade, isso só para citar 2 exemplos.

Portanto, para chegar em uma resposta para a pergunta do subtítulo, teremos um longo caminho, ainda, para adequar a mão de obra humana à velocidade da transformação digital.

Isso, sem mencionar a grande parte da população que tem um acesso restrito ou quase nulo à internet e à tecnologia. Enquanto a realidade social ainda anda distante da realidade digital, a gente vai tentando projetar o futuro.

Mas vamos seguir com algumas das profissões que devem se desenvolver com o avanço das IAs:

Engenheiro de Machine Learning: Profissionais que desenvolvem e aplicam algoritmos de aprendizado de máquina em diversos setores, como saúde, finanças e tecnologia.

Cientista de dados: Especialistas em coletar, analisar e interpretar grandes quantidades de dados para obter insights e informações valiosas para as empresas.

Especialista em ética de IA: Profissionais que garantem que os sistemas de IA sejam desenvolvidos e usados de maneira justa e ética, protegendo os direitos humanos e evitando discriminação.

Engenheiro de robótica: Especialistas em projetar, construir e programar robôs para executar tarefas específicas, como em linhas de produção ou no setor de saúde.

Especialista em automação: Profissionais que implementam tecnologias de automação em processos empresariais para aumentar a eficiência e reduzir custos.

Especialista em segurança cibernética: Profissionais que protegem os sistemas de TI de empresas e organizações de ameaças cibernéticas, como ataques de hackers e malware.

Especialista em realidade virtual/aumentada: Profissionais que criam e desenvolvem aplicações e experiências em ambientes virtuais ou mistos, como em jogos ou treinamentos.

Especialista em suporte técnico para IA: Profissionais que fornecem suporte técnico para sistemas de IA, solucionando problemas e oferecendo orientação para usuários.

Essas são apenas algumas das possíveis carreiras do futuro impulsionadas pela Inteligência Artificial. 

À medida que a tecnologia continua a evoluir, novas oportunidades de trabalho podem surgir em áreas que ainda não foram exploradas.

Então, é isso. A gente se vê por aqui no Blog Pulsando no futuro

 

¹https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf
²Ascensão do mercado de TI e a profissão de desenvolvedor, Brasscom, 2020