29

maio.2023

Internet das Coisas: O que é e como surgiu.

A tecnologia está em constante evolução e um dos conceitos revolucionários que têm ganhado destaque é o da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Vamos dar uma olhada no conceito de Internet das Coisas e como esse ele surgiu, transformando a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor.

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas refere-se à interconexão de dispositivos físicos e objetos com a internet, permitindo que eles troquem informações e se comuniquem entre si sem a necessidade de intervenção humana direta. 

Esses dispositivos podem variar desde eletrodomésticos, veículos, sensores industriais até wearables, entre outros.

Como surgiu a Internet das Coisas?

O conceito de Internet das Coisas teve origem no final da década de 1990, quando o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) iniciou pesquisas sobre identificação por radiofrequência (RFID) e sensores inteligentes. 

A ideia era permitir que objetos do mundo físico se tornassem “inteligentes” ao serem conectados à internet.

No entanto, foi a partir dos avanços tecnológicos, como o desenvolvimento da tecnologia sem fio, a miniaturização de sensores e a expansão da capacidade de armazenamento e processamento de dados, que a Internet das Coisas começou a se tornar uma realidade viável.

Benefícios e aplicações da Internet das Coisas:

A Internet das Coisas tem potencial para impactar diversas áreas da nossa vida, trazendo benefícios como maior eficiência, automação, monitoramento em tempo real e tomada de decisões mais informadas. 

Separamos alguns exemplos para deixar mais claro:

Casas inteligentes: dispositivos conectados permitem controlar e automatizar funções domésticas, como iluminação, temperatura e segurança.

Saúde conectada: sensores e dispositivos vestíveis monitoram sinais vitais, permitindo o acompanhamento remoto de pacientes e a prevenção de doenças.

Cidades inteligentes: sensores e sistemas de monitoramento auxiliam na gestão eficiente de recursos, melhorando o trânsito, iluminação pública e serviços urbanos.

Indústria 4.0: sensores e máquinas conectadas otimizam a produção, permitindo manutenção preditiva e aumento da eficiência.

A Internet das Coisas está transformando o mundo ao nosso redor

Com o avanço contínuo da tecnologia, podemos esperar que a Internet das Coisas se torne cada vez mais presente em nossas vidas, proporcionando maior automação, eficiência e melhor qualidade de vida. 

Esperamos ter ajudado mais uma vez, trazendo informações e opiniões.

A gente vê por aqui no Blog Pulsando para mais.