22

março.2023

O que é Deep Learning? A tecnologia por trás do ChatGPT

Entra texto e sai texto aqui no Blog Pulsando e a gente sempre cai nas tecnologias. Não tem como fugir disso no marketing digital (ainda bem).

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Deep Learning, a tecnologia por trás do famigerado ChatGPT:

O que é Deep Learning?

Deep learning (aprendizado profundo) é uma técnica de aprendizado de máquina que permite que modelos matemáticos, chamados de redes neurais artificiais, aprendam a partir de dados brutos 

O que significa que não há a necessidade de programação aplicada para que a máquina adquira o conhecimento. 

Esses modelos são compostos por várias camadas de unidades de processamento que trabalham juntas para identificar padrões nos dados de entrada (ou seja, os dados com os quais são alimentados).

Como funciona o Deep Learning?

O Deep Learning faz o “treinamento” de um modelo computacional para que ele possa decifrar a linguagem natural, ou seja, através de relacionamento de palavras e termos, o modelo aplica o sentido das respostas se utilizando dos dados com os quais é alimentando, deixando assim, as informações bem parecidas com respostas humanas.

Os algoritmos do tipo Deep Learning têm um método inovador, porque dispensam grande parte de pré-processamento, já que geram automaticamente propriedades em suas camadas neurais.

Quais os principais usos do Deep Learning?

Não é somente em repostas e buscas que a tecnologia é aplicada amplamente, o deep learning tem sido utilizado em uma variedade de aplicações, como reconhecimento de fala, reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural e muitas outras tarefas complexas que requerem a capacidade de aprender a partir de grandes quantidades de dados, como:

  • Na Compreensão do comportamento do cliente, realizado por sites de e-commerce robustos, como Amazon e eBay;
  • Na tecnologia de carros autônomos;
  • Área da saúde, como na redução de erros em diagnósticos de câncer, auxiliando na identificação de células cancerígenas, através de análise de imagens.

Como sempre, a gente aprende que a tecnologia por trás do que parece ser apenas um bom sistema de conhecimento e busca oferece muito mais  benefícios à sociedade do que a gente imagina.

Agora é torcer para que a tecnologia sempre ande de mãos dadas com a ética e o compromisso de se criar um mundo melhor.

Ficamos por aqui, agradecemos pela sua visita no nosso Blog Pulsando.

Até a próxima.