09

março.2023

O que é o ChatGPT e qual seu impacto no marketing digital?

Muito provavelmente você ouviu falar, ultimamente, do tal ChatGPT. Com apenas alguns meses de funcionamento, a ferramenta já teria conquistado 100 milhões de usuários.

Mas sob nossa ótica de  profissionais de marketing digital, vamos tentar analisar e entender melhor os impactos que a inteligência artificial vai proporcionar:

O que é o Chat GPT?

Para entrar na brincadeira, nada mais justo do que perguntar ao próprio Chat, certo? 

A resposta foi a seguinte:

“Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Em termos simples, sou um programa de computador projetado para processar linguagem natural e gerar respostas a perguntas e declarações de maneira similar à de um ser humano.

Eu fui treinado em um grande volume de dados de texto para aprender padrões de linguagem e gramática, e posso gerar respostas coerentes e relevantes para uma ampla variedade de perguntas e declarações. Minha função é ajudar as pessoas a obter informações, esclarecer dúvidas e realizar tarefas de maneira eficiente e conveniente.”

De cara aí, a inteligência artificial já corrigiu a escrita do próprio nome para ChatGPT (tudo junto) e o termo “treinado” também chama a atenção.

Mas vamos dar nossa versão para a pergunta também: 

O ChatGPT que é a abreviação de “Generative Pre-Trained Transformer”  é um modelo de linguagem baseado em deep learning, um braço da inteligência artificial que  faz o “treinamento” de um modelo de computador para que ele decifre linguagem natural relacionando termos e palavras a partir do recebimento de grande quantidade de informações.

Quais as vantagens do ChatGPT para o marketing digital?

Já que o nosso novo amigo estava indo tão bem nas respostas, a gente perguntou essa a ele também, e olha só:

O ChatGPT pode oferecer diversas vantagens para o marketing digital, algumas delas incluem:

Atendimento ao cliente: O ChatGPT pode ser utilizado para fornecer suporte ao cliente em tempo real, ajudando os consumidores a esclarecer suas dúvidas sobre produtos e serviços, aumentando assim a satisfação do cliente.

Personalização: Com o ChatGPT, é possível criar experiências personalizadas para cada consumidor, oferecendo respostas direcionadas às necessidades e preferências individuais de cada pessoa.

Engajamento: O ChatGPT pode ser utilizado para envolver os consumidores e incentivá-los a participar de conversas interativas com a marca, criando um relacionamento mais próximo e duradouro.

Redução de custos: O ChatGPT pode ajudar a reduzir os custos de atendimento ao cliente, permitindo que as empresas atendam mais consumidores ao mesmo tempo, com menos recursos humanos.

Insights de mercado: Com o ChatGPT, as empresas podem coletar informações valiosas sobre as perguntas e necessidades dos consumidores, permitindo que ajustem suas estratégias de marketing para atender às demandas do mercado.

Em resumo, o ChatGPT pode ajudar as empresas a oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado, aumentar o engajamento dos consumidores, reduzir os custos de atendimento e obter insights valiosos sobre o mercado e os consumidores.

Realmente dá para entender como a ferramenta ganhou tantos usuários em tão pouco tempo, não é?

Mas e os problemas (sim, sempre temos problemas).

Quais as desvantagens do ChatGPT?

Para responder isso, não precisamos do nosso amigo, alguns problemas são evidentes, e inerentes à inteligência artificial que depende de ser alimentada por dados.

Logo, como sempre falamos por aqui, é importante avaliar o planejamento e traçar estratégias antes de implementar qualquer novidade no seu marketing digital. Todas as ferramentas têm vantagens e desvantagens.

Vamos a alguns exemplos:

Limitação de compreensão, frases ou perguntas muito complexas, ou até mesmo com sentido ambíguo, podem ser um grande problema.

Falta de empatia em um eventual atendimento virtual (este problema já ocorre com os chatbots convencionais).

Falta de contexto: É natural que a linguagem humana se utilize do contexto para o entendimento. A inteligência artificial não vai ter todas as informações contextuais para interpretar e informar com perfeição sempre, pelo menos AINDA não.

Dependência de dados: Sem dados sem ganho. Se ninguém alimentar o pet com informações novas e verdadeiras, os resultados podem ser imprecisos e pior, inadequados.

E por último, e mais importante: A segurança dos dados. Por vezes o Chat vai trabalhar com dados sensíveis que podem expor as pessoas. 

Este é um ponto muito importante pois escancara ainda mais a importância da política de tratamento de dados e privacidade, que vamos concordar, não tem sido muito o ponto forte das grandes empresas de tecnologia.

Bom, ficamos por aqui, animados com essa linda tecnologia. Empolgados e esperançosos de que nós, humanos, consigamos fazer um bom uso dela.

A gente se vê por aqui no Blog Pulsando mais vezes.