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março.2023

Por que o funil de venda ainda é essencial para sua empresa?

De tempos em tempos é bom a gente dar uma repassada em alguns conceitos do marketing digital que acabam ficando mais esquecidos no meio de tanta novidade e tecnologia.

Vamos dar uma olhada no conceito de funil de venda para entender por que ele ainda é tão importante, mas antes, aquele pulo no começo.

O que é funil de venda?

Funil de venda é uma metodologia que representa o caminho que um potencial cliente percorre desde o primeiro contato com a marca até a conclusão da compra. 

É um processo que ajuda as empresas a entenderem as etapas pelas quais um consumidor passa durante sua jornada de compra.

Quais os princípios básicos de um funil de venda bem feito?

Basicamente, um funil de vendas se divide em 3 etapas principais:

Topo do funil: No qual o potencial cliente ainda está conhecendo a marca e seus produtos/serviços e seu objetivo é atrair a atenção dele e gerar interesse.

Meio do funil: O potencial cliente já tem interesse nos produtos/serviços da marca e está procurando mais informações e considerando a possibilidade de compra. O objetivo é educar o cliente sobre a marca e seus produtos/serviços e convencê-lo de que sua empresa é a melhor opção.

Fundo do funil: O potencial cliente está pronto para fazer uma compra e está procurando por incentivos para concluir o processo. A ideia aqui é incentivar a compra, oferecendo diferenciais, como descontos, garantias, frete grátis, entre outros.

Afinal, por que uma estratégia de funil de venda ainda é tão importante?

O funil de venda ainda é tão importante porque oferece uma estrutura para entender como os clientes interagem com a sua marca e o que é necessário para convertê-los em clientes reais. 

Separamos algumas das principais razões pelas quais o funil de vendas deve estar sempre no coração da sua empresa:

  • Ajuda sua empresa  a entender a jornada do cliente;
  • Permite que a sua agência de marketing digital crie estratégias mais eficazes;
  • Ajuda a identificar gargalos no processo de vendas, diminuindo perdas;
  • Ajuda a medir o sucesso das estratégias de marketing através de métricas, ajustando o que não está convertendo e melhorando o que está dando certo.

Por hoje, ficamos por aqui, continue sua maratona no nosso Blog Pulsando.

Até a próxima.