16

fevereiro.2023

Super Apps: será que essa moda pega mesmo?

Os Super Apps já fazem parte da estratégia de grandes empresas há um tempo e estão aí para aproximar mais ainda seus clientes das marcas. 

Com a ideia de centralizar as atividades online e facilitar a vida de seus usuários, prometem resolver problemas de centralização de poder das redes sociais, por exemplo. Vamos ver como eles funcionam:

O que são os super apps?

Um Super App é um aplicativo capaz de executar diversas funções. Essas funções não precisam, necessariamente, ter relação entre si. 

É como se fosse a evolução de um app comum, que dispõe de uma plataforma unificada com diversas funcionalidades e com isso tem um poder maior de fidelizar os clientes.

Qual a diferença de um super app para um app?

Um exemplo muito bom é o Rappi, que surgiu como aplicativo de delivery e evoluiu para um super app oferecendo transações em diferentes ramos, incluindo até mesmo aluguéis imobiliários. Ao passo que antes oferecia apenas delivery.

Alguns Super Apps que você usa e nem sabia:

Alguns exemplos de super apps brasileiros ou com entrada no mercado nacional, que a gente tem usado há algum tempo e nem tinha se dado conta:.

Magalu, Amazon e Mercado Livre no setor de E-commerce;

iFood, Rappi, Uber; na parte de delivery, transporte; e no caso do Rappi, até mesmo setor imobiliário, como citamos. 

Facebook e WhatsApp, pelas Redes sociais, sim, as redes sociais têm grande potencial de serem Super Apps. 

Respondendo à pergunta do título:

Se a moda dos Super Apps pega mesmo? Pega, pega muito, já pegou e mais: é caminho sem volta.

Agora só nos resta ficarmos atentos a quando essa moda vai começar a pegar para as empresas de todos os nichos e tamanhos, porque, como a gente bem sabe, todas as tendências que “pegam”, são multiplicadas em todos os níveis do marketing digital.

Por enquanto ficamos por aqui, e você fica por aí maratonando nosso blog de marketing digital

Até a próxima.