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agosto.2023

Threads: Nova rede social da Meta é nova treta da novela Twitter (ou X)

A gente passou alguns bons meses por aqui aproveitando as fofocas da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, depois de alguma relativa paz, lá vem treta nova: o Threads do Zuckerberg.

Desde que Elon Musk comprou o Twitter (atual X), no ano passado, o rapaz não teve muito sossego. O site de microblogs tem enfrentado falhas técnicas, problemas de moderação e várias controvérsias sobre o “absolutismo da liberdade de expressão” e agora, como se não bastasse, um concorrente que, no mínimo, é descarado: O Threads. Vem ler:

O que é o Threads?

O Threads é a nova rede social da Meta concorrente do Twitter, ela permite postar mensagens curtas que podem ser curtidas, compartilhadas e comentadas. Igualzinho ao Twitter, só que diferente.

Qual a diferença entre Twitter e Threads?

Textos mais longos

Embora não seja uma novidade das mais incríveis ou impactantes, uma das diferenças do Threads é  justamente poder desenvolver conteúdos mais extensos sem a limitação de caracteres do Twitter. Ou seja, você pode escrever mais e publicar tudo de uma vez (o que o já consagrado “Textão do Face”).

Apelo Visual

Outra diferença está no foco. O Twitter se popularizou pela ênfase nos textos e discussões (inclusive políticas), já o concorrente lançado pelo querido Zuck, parece ter (pelo menos por enquanto), ênfase no apelo visual, o que ajuda a contar sua história de uma forma, digamos, mais dramática.

Conexão mais íntima

Uma diferença importante também a ser citada, parece estar na conexão mais íntima que o Threads pode oferecer ao liberar a função de conteúdos apenas para amigos próximos e familiares. Essa diferença pode ser ruim em termos de engajamento.

A Treta Musk x Zuckerberg

Logo após o lançamento do Threads feito pela Meta, o advogado do Twitter, Alex Spiro, enviou uma carta aberta, com o Zuckerberg em cópia (claro), acusando a Meta de roubar “segredos comerciais” da plataforma, para desenvolver o Threads.

Sem querer tomar partidos, mas que parece muito, parece, não é?

A carta encerra frisando que o Twitter preza pela integralidade da sua propriedade intelectual (claro) e exige que a Meta cesse o uso de supostos segredos comerciais.

Enquanto isso, em menos de 24 horas após o lançamento, o Threads parece ter atingido mais de 30 milhões de usuários, um novo recorde para as redes sociais. 

Claro que este número só foi possível por conta da integração muito inteligente, rápida e bem realizada através do Instagram (verdade seja dita). 

O Contra-ataque do Twitter: Mudar o nome para X

Alguns dias após a estreia do Threads, o Twitter alterou seu nome e comunicação visual drasticamente, passando a se chamar “X”, e aposentando o passarinho azul tão famoso.

Agora, ao que parece, este será só mais um episódio na saga que continuaremos contando em outro post, mais para frente.

Enfim, a briga de bilionários promete esquentar e enquanto eles brigam, nós continuamos aqui assistindo a novela e torcendo para que as grandes Empresas de tecnologia aprendam a conviver em paz.

A gente se vê.