21

julho.2022

WordPress: O que é para que ele serve?

O WordPress é uma plataforma bastante utilizada na produção de conteúdo. Sendo uma das principais ferramentas para a criação de sites e blogs, é considerada o sistema gerador de conteúdo (CMS) mais popular que existe.

Você, mesmo sem saber, deve ter acessado centenas de sites criados com esta plataforma. Vem saber um pouco mais sobre ela e porque ela ainda é tão dominante.

O que é o WordPress?

O WordPress é um CMS (Content Management System) que permite criar websites, blogs e outros tipos de mídia digital usando o sistema de gerenciamento de conteúdo. É utilizado para criar desde projetos mais simples, como um blog pessoal, até sites mais complexos criados por agências de marketing digital, e até mesmo por isso é tão difundido no meio digital.

Como funciona o WordPress?

O WordPress funciona como uma ferramenta muito madura, estável, prática e segura para administração de sites. 

É possível publicar conteúdos, criar páginas, controlar quantas pessoas estão entrando no site, criar usuários que podem contribuir para a manutenção e criação, além de muitas outras funcionalidades.

O tamanho do importância do WordPress

Segundo o w3techs.com, cerca de 43% dos sites do mundo foram criados com o WordPress. Todos os tipos de perfil, desde blogueiros iniciantes à empresas imensas, passam pelo WordPress para gerenciar o seu conteúdo.

Desde sua fundação em 2003, como uma simples ferramenta de criação de Blog, o WordPress se tornou o CMS mais usado na internet. Não se atinge esses números à toa, mas nem tudo são flores.

Nenhuma plataforma é perfeita

Claro que nem tudo é flor no mundo digital e o WordPress não está livre das reclamações. Entre elas, a de que “não está equipado com as ferramentas necessárias” para administrar um site complexo e, nesses casos, em que as práticas recomendadas de segurança são ignoradas, pode ser vulnerável a hackers ou ameaças à segurança (assim como qualquer outro endereço na internet, em qualquer linguagem ou plataforma onde as boas práticas são negligenciadas). 

Claro que uma pessoa ou empresa que está utilizando a ferramenta para uma finalidade mais profissional, sem o apoio de uma agência de marketing digital, poderá ter alguma dificuldade na hora de trabalhar a segurança do site e configurar suas funcionalidades.

Uma outra reclamação dos usuários é a falta de suporte e a vulnerabilidade dos temas gratuitos. 

De novo, ressaltamos a importância de uma agência de marketing digital especialista em WordPress para direcionar e executar o projeto. Uma agência que tenha expertise com a ferramenta para sanar qualquer tipo de problema que a ferramenta apresente, assim como todas as outras.

E para finalizar…

Embora outras ferramentas possam oferecer mais segurança ou uma personalização mais estável, ao que parece nenhuma chega nem perto do desempenho do WordPress que conta com uma comunidade imensa pelo mundo, sempre desenvolvendo plugins e soluções para os mais diversos problemas.

Enquanto o WordPress oferecer flexibilidade, versatilidade e facilidade de uso, continuará reinando absoluto ainda por muito tempo.

Antes de ir embora, confira alguns sites criados por aqui, utilizando o famigerado WordPress:

https://novapiratininga.com/

https://sompo.com.br/

https://www.codigo2d.com.br/