09

setembro.2022

A era da privacidade de dados chegou: como ela vai afetar o marketing digital?

Todos nós usamos algum aplicativo para interagir, comprar, se informar, se entreter ou qualquer outra atividade. A era da privacidade traz a preocupação global com o tema ao palco principal do marketing digital.

Poucos de nós podemos falar que sabemos exatamente como nossos dados são usados pelas empresas, portanto vamos falar sobre como a proteção de dados já vem afetando o marketing digital.

Entendendo melhor a privacidade de dados

Basicamente, a privacidade dos dados é o tipo de proteção à informações pessoais para que pessoas sem autorização, e ou criminosos, por exemplo, não tenham acesso. 

Completando o conceito, entende-se como privacidade, também, a capacidade das pessoas de determinar quem pode ter acesso a quaisquer informações pessoais.

Por que a privacidade deve ser uma prioridade para as empresas?

Mais privacidade é mais confiança, porém mais privacidade gera menos dados. 

Atualmente as empresas encontram-se nessa bifurcação que, aparentemente, não tem volta.

Depois da festa de uso de dados indiscriminadamente, o mundo finalmente abriu os olhos para o tema e ações têm sido tomadas, como por exemplo, a implementação da LGPD de 2018 (A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) que visa garantir maior controle dos cidadãos sobre suas informações pessoais, exigindo consentimento explícito para coleta e uso dos dados. 

Mas o mais importante sobre a proteção de dados está na confiança do público.

Pesquisa do Think with Google, de 2021¹, aponta que 48% da população mundial já deixou de adquirir produtos ou serviços por conta de algum problema com privacidade. E pesquisa do BCG & Google, de 2022², aponta que 64% dos consumidores desconfiam que as empresas realmente protegem seus dados.

Essas informações levantam um dilema: será preciso internalizar essa necessidade do público por transparência e confiança, porque essa estrada só vai ficar mais longa em direção à privacidade. 

E agora? Sem os dados pessoais, como ficam as estratégias de marketing digital?

Calma que nem tudo é tragédia. Pesquisa da EY Global, de 2020³, aponta que 53% dos millennials (nascidos entre 1981 a 1995) sempre se informaram sobre a forma como as empresas usam seus dados e que 50% deles não veem problemas em compartilhar histórico de navegação em troca de uma experiência de navegação melhor. 

Essa é a parte bonita do marketing digital, sempre há uma oportunidade de negócio. 

Agora resta saber se as empresas vão conseguir entrar no coração dessas pessoas e conquistar a tão sonhada confiança para continuar angariando dados para as estratégias, mas o fato é que a relação empresa-consumidor precisa valer a pena para os dois lados.

Agora é a hora de ser útil.

Vamos deixar 3 dias rápidas para explicar melhor como tirar o melhor suco dos limões digitais:

1 – Simpatia e empatia: Nada de letras minúsculas, textos enormes com termos chatos que ninguém entende. Faça textos personalizados e simpáticos para pedir autorização de uso de dados.

2 – Nada de chorar: Novos desafios requerem novas estratégias, converse com a sua agência de marketing digital sobre as opções de mensuração de dados que respeitem a privacidade.

3 – Seja útil: Crie experiências novas para seus usuários, mostre as vantagens que sua marca oferece e os dados virão até você.

 

Pois bem, é isso, ficamos por aqui dessa vez. Continue sua navegação segura pelo nosso blog de marketing digital e até a próxima.

 

Fontes:

¹https://www.thinkwithgoogle.com/intl/en-154/future-of-marketing/digital-transformation/prioritise-user-privacy-economic-recovery/

²https://www.bcg.com/publications/2020/responsible-marketing-with-first-party-data

³https://www.ey.com/en_uk/consulting/ey-global-consumer-privacy-survey/has-lockdown-made-consumers-more-open-to-privacy