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fevereiro.2022

A Jornada do Consumidor mudou (e nunca vai parar de mudar).

A gente fala muito sobre mudanças por aqui, e parece que essa palavra mágica não vai nos abandonar tão cedo. Hoje, vamos falar sobre a jornada do consumidor, e como sua empresa tem que subir nesse trem bala desembestado o mais rápido possível.  

É importante bater nessa tecla sempre: mudar. muda. mudar. Os consumidores tomam decisões diferentes todos os dias, e às vezes as empresas demoram anos, décadas para perceber. Então, vamos voltar um pouco:

O que é a Jornada do Consumidor, afinal?

É literalmente a viagem que um potencial consumidor da sua marca faz para chegar até o botão comprar e colocar os lindos dados do cartão dele, ou simplesmente dar o OK em um contrato de prestação de serviços. É a jornada que ele faz para tomar a decisão de quem ele vai comprar. 

Os clientes de hoje estão constantemente conectados, fazem suas pesquisas antes de comprar, e esperam que as marcas ofereçam uma experiência digital personalizada onde cada ponto de contato é relevante, cada mensagem é personalizada, e cada oportunidade é significativa.

Por que essa tal Jornada é tão importante?

Os consumidores têm mais opções de escolha e compra do que nunca, graças à revolução da tecnologia digital. 

A era dos cliques criou uma nova jornada dinâmica para o cliente. 

As pessoas estão usando suas plataformas digitais para estabelecer preferências e construir redes, novas tecnologias para acessar, avaliar e comprar produtos, serviços e experiências que criem conexões mais profundas.

Um estudo mundial da Forrester Consulting e Google indica que 93% de todos os consumidores no mundo usam algum tipo de plataforma digital para ajudar a tomar decisões de compra de produtos, mas apenas um 18% de especialistas de marketing digital no mundo têm um profundo entendimento de como eles fazem isso. 

O que isso significa para sua estratégia de marketing digital?

As pessoas não compram apenas produtos ou serviços, elas compram experiências. Isso a gente já está cansado de saber e falar, certo? 

O ponto é que à medida que os consumidores percorrem um caminho cada vez mais complexo para comprar, eles procuram novas e variadas maneiras de escolher, aprender, comprar e se engajar:

  1. Se a sua estratégia de marketing digital não existe ou está obsoleta, a chance de sua empresa ficar de fora das escolhas é enorme. 
  1. Se a sua agência de marketing digital está fora dos 18% de especialistas de marketing que realmente sabem o que estão fazendo, então a sua empresa, além de estar deixando de ganhar, ainda está jogando dinheiro fora com anúncios e conteúdos vazios.

Mas como alinhar a estratégia para acertar na Jornada? 

O principal ponto é, literalmente, navegar na nova viagem do consumidor. Fazer parte dela, gostar dela e se atualizar. 

Como as interações do público com as marcas estão mudando, sua estratégia de marketing também deve mudar, e veja, isso não é vergonha para ninguém. 

Mas vamos colocar algumas tendências (se é que dá pra chamar de tendência, né?) para ajudar a dar um sentido em tudo que falamos: 

  1. O público conduz a experiência; 
  1. Todos têm voz; 
  1. O funil de marketing ainda existe (e deve existir), mas a forma mudou;
  1. Somente o conteúdo relevante ganha atenção;
  1. O formato é menos importante do que a história.

 

Então é isso, até a próxima jornada.