A TV voltou com tudo e a “culpa” é da própria transformação digital.
A transformação digital é muito estranha. Pouco tempo atrás, a TV havia caído em desuso e agora com conectividade das Smartv, elas voltaram com tudo.
Essa loucura passa e muito pelo poder de reaproveitar ideias e dispositivos que o marketing digital tem; e, também passa por esse poder “mágico” de entreter na hora certa, no lugar certo, amparado pelos dados. Vem entender.
As TVs e a conectividade.
Pesquisa da Smartclip de 2021, revelou que 89% das pessoas têm pelo menos uma Smartv (ou uma CTV – TV conectada), em casa.
Para se ter uma ideia do crescimento, em 2015, o número de pessoas com essa conectividade era de apenas 32%.
Apesar de o alto preço do dispositivo ser apontado como um grande empecilho, o aumento exponencial abre muitas janelas de oportunidade de mídia para as empresas que estejam antenadas e preocupadas em aumentar o alcance de seu marketing digital.
As TVs e os anúncios.
Ainda citando dados da pesquisa, os tipo de conteúdo mais acessados pelas pessoas no dispositivo são:
- Série e Filmes – 93%
- Jornais e noticiários – 67%
- Esportes – 53%
- Música – 50%
Essa variedade de consumo acentua mais ainda o que citamos sobre a janela de oportunidade de anúncios nesse tipo de dispositivo.
Um outro dado para cravar de vez o ponto de argumento:
Smartv é o segundo dispositivo ao qual as pessoas mais prestam atenção aos anúncios (43%), perdendo somente para o Smartphone (62%), claro.
Para se ter uma ideia de comparação, essa porcentagem de atenção cai para 36% quando falamos de TV aberta e apenas 33% na TV a cabo.
Ok, mas como esses dados impactam na sua estratégia de marketing digital?
Sempre falamos aqui da sinergia que deve haver entre as empresas e a agência de marketing digital. É importante a empresa estar atenta a quaisquer oportunidades que possam gerar diferenciais.
Quando falamos em anúncios direcionados para Smartv, um novo conceito e planejamento devem ser construídos, desde o formato das peças publicitárias, até mesmo o público-alvo a ser atingido nesse novo comportamento do usuário.
E é aí que a relação de proximidade entre empresa e agência de marketing digital faz a diferença.
Esperamos ter aberto um pouco mais as janelas do seu marketing digital. Continue sua maratona com a gente no Blog Pulsando. Até mais.