06

abril.2023

A verticalização dos vídeos e seu impacto no consumo de conteúdo.

Até 2016 o domínio dos vídeos na horizontal era praticamente uma ordem entre os produtores de conteúdo, principalmente por conta da explosão do Youtube, mas agora, vivemos a verticalização dos vídeos.

Vamos conhecer um pouco mais sobre como a verticalização dos vídeos mudou o consumo de conteúdo. Vem ler:

A verticalização dos vídeos.

A verticalização dos vídeos toma de assalto, cada vez mais, a atenção dos usuários no marketing digital. Com o aumento do uso dos smartphones, as pessoas estão assistindo mais vídeos em formato vertical, que se adaptam melhor à tela do dispositivo. 

Conteúdos variados e mais curtos que abordam os mais diversos assuntos: dancinhas, receitas, tutoriais e dicas dominam a visualização de conteúdo em formato de vídeo.

O impacto da verticalização dos vídeos.

Essa mudança de comportamento está impactando diretamente as estratégias de marketing digital, que precisam se adaptar à essa nova realidade para atingir seus objetivos.

O impacto da verticalização dos vídeos no marketing digital é bastante significativo. Primeiramente, essa tendência está mudando a forma como os vídeos são produzidos. As empresas agora precisam pensar em conteúdos que se adaptem bem ao formato vertical, o que pode ser um desafio, já que muitas vezes é necessário adaptar os conteúdos já produzidos para esse novo formato. 

Verticalizar é preciso.

É muito importante investir nessa adaptação, não só porque seguir a tendência é obrigação em tempos de transformação digital e sim, também porque  já vimos que vídeos em formato vertical têm um maior potencial de engajamento e podem alcançar mais pessoas.

Além disso, a verticalização dos vídeos também está mudando a forma como eles são distribuídos e compartilhados. As redes sociais, como o Instagram e o TikTok, por exemplo, são plataformas que priorizam os vídeos em formato vertical, e por isso têm se tornado um canal importante para as empresas que desejam promover seus produtos e serviços. 

É importante, no entanto, entender as particularidades de cada rede social e adaptar os conteúdos para cada plataforma.

Nessa matéria do Edição Extra, com a participação da nossa Head de conteúdo Ivania Almeida, ela deixa a sua opinião sobre como o planejar é mais importante do que o executar: 

“Mais do que pensar na produção, é pensar na cultura. Pensar no formato. Começar sempre pensando nisso.” 

Portanto, um impacto importante da verticalização dos vídeos acontece na experiência do usuário. 

Como os vídeos em formato vertical se adaptam melhor à tela do smartphone, os usuários têm uma experiência mais fluida e natural ao assistir a esse tipo de conteúdo. Isso pode aumentar a retenção e o engajamento dos usuários, o que é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

Afinal, o formato vertical veio para ficar?

A verticalização dos vídeos está mudando, de fato, a forma como as empresas produzem, distribuem e compartilham seus conteúdos de marketing digital. 

Essa mudança está se consolidando e é importante que as empresas se adaptem a ela para não ficarem para trás. 

A produção de conteúdos em formato vertical pode parecer um desafio, mas é uma oportunidade para se destacar e alcançar mais pessoas de forma mais efetiva.

Como em um outro trecho da matéria, nossa Head de conteúdo, Ivania Almeida, complementa:

“A verticalização nada mais é do que unir um hábito de comportamento e consumo do celular com a produção de vídeo.” 

Parece que a verticalização realmente veio para ficar, e esperamos que você também, então continue seu tour pelo nosso Blog Pulsando.