23

novembro.2015

Google Maps libera mapas offline no Brasil.

A atualização foi disponibilizada este mês, com a funcionalidade de baixar mapas de determinadas áreas e ter navegação guiada por voz mesmo sem acesso à internet. Por enquanto somente usuários de Android, na versão 9.17 do Maps. Usuários de iPhone receberão a atualização em breve.

De acordo com o Google, esse recurso foi implementado para atender usuários que não possuem grande pacote de dados ou pessoas que não querem gastar dados durante uma viagem.

Oferece ainda, detalhes das ruas, arquivo baixado com detalhes dos estabelecimentos (nome, endereço, telefone e avaliação dos usuários). Esta opção é limitada a 2,5 GB, quanto mais complexo for o percurso maior será o tamanho do arquivo. Bom avaliar os mapas que for salvar para evitar grande volume de armazenamento do seu aparelho. Outra informação importante é que essas funcionalidades são para quem navega de carro e não há detalhes de trânsito em tempo real.

Vale lembrar que os mapas têm validade de 30 dias. Perto de expirar, o usuário poderá baixar nova versão.

A princípio o recurso talvez não reduza significativamente o consumo de dados para quem esteja navegando conectado, porém, com os mapas já salvos poderá ajudar em breve. Foi essa a declaração do gerente do Google Maps para a América Latina – Marcus Leal fez ao anunciar a novidade.

O Google Maps já havia lançado iniciativa semelhante em 2011, mas retirou o Brasil da lista de países para receberem essa atualização.

Mesmo considerando as limitações, vale a pena ter mapas salvos de endereços que você mais utiliza e não gastar seus dados com isso.