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novembro.2022

As decisões de compras estão cada vez mais intencionais. O que isso significa?

Se você ainda compra por impulso, sem pesquisar na internet por preços e qualidades, saiba que você faz parte de apenas 15% da população brasileira.

Pelo menos é o que aponta o estudo da Offerwise de 2022, o qual mostra que as compras estão cada vez mais “intencionais”. Mas o que isso significa e como isso impacta nas estratégias das empresas? Vem.

O que é compra intencional?

A compra intencional é aquela que envolve uma pesquisa anterior a compra, seja assistindo a um vídeo no Youtube, ou pesquisando em algum site de comparativo de preços, entre outros. 

Vale dizer que, segundo a pesquisa citada, 85% dos brasileiros admitem fazer esse tipo de compra. Deixando uma parcela bem pequena de consumidores que comprar por “impulso”.

Mas o que os dados nos dizem sobre o futuro?

Para começar, é importante frisar que não é só a tecnologia que influencia na compra intencional, principalmente no Brasil, leva-se em consideração o fator socioeconômico desafiador vivido, também.

Porém, é inegável que a digitalização tem um papel fundamental nesse novo comportamento de consumo.

Pesquisa realizada pela Euromonitor International e Google, em 2022, mostrou que até 2025, estima-se que 42% das vendas do varejo brasileiro serão feitas por empresas com algum tipo de presença online.

Já a pesquisa da Forecast E-marketer de 2021, aponta que 72% dos consumidores brasileiros pesquisam online antes de comprar qualquer coisa. Ou seja, a importância da digitalização deixou de ser um luxo e virou equipamento de sobrevivência para as empresas.

Ótimo, mas como não perder esse trem?

É claro que o trem bala da transformação digital assusta a muitas empresas que ainda têm dificuldade na digitalização dos seus processos, mas a verdade é que dados como esses abrem janelas de oportunidades.

Mas vamos deixar duas dicas fundamentais para que a maturidade digital da sua empresa fique cada vez maior:

1 – Fique atento e próximo da sua agência de marketing digital. Pergunte por novidades, pergunte por novas estratégias, e tenha os objetivos de marketing digital sempre alinhados e em progresso. Sem vergonha de mudar o que não está dando certo, beleza?

2 – Utilizar as ferramentas de tecnologia. Investir em automação, principalmente no atendimento. Fazer um uso consciente dos dados e da inteligência artificial, principalmente no controle dos gastos de mídia em anúncios. 

Mais uma vez, ficamos por aqui e esperamos ter ajudado com ideias “de fora da caixa”. 

Continue sua maratona no Blog Pulsando e nos vemos por aqui.

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