28

fevereiro.2023

Automação de Marketing: o que é e como a mágica acontece?

A promessa da automação de marketing é mais leads, mais conversões, mais vendas. Tudo isso com menos trabalho.

Para os profissionais de marketing digital, é meio impensável trabalhar sem pelo menos uma dessas ferramentas de automação, mas vamos conhecer melhor como funciona essa “mágica”

O que é automação de marketing?

Basicamente, Automação de marketing é um termo utilizado para descrever o uso de uma plataforma que automatiza atividades em canais de atividades, geralmente repetitivas, como enviar e-mails, subir postagens, gerenciar informações de contatos e outros tantos.

É muito importante salientar que a automação de marketing não substitui a pessoa, ou seu conjunto de habilidades. Ela simplesmente aumenta capacidades já existentes.

Uma pessoa que não tem o conhecimento adequado, acaba não fazendo um trabalho eficaz, independentemente da ferramenta.

Vamos a um exemplo de automação de marketing? 

Um visitante entra em seu site, se interessa por um conteúdo, produto ou serviço, e faz um cadastro.

Os detalhes do contato são enviados a um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Um e-mail de agradecimento ao “interesse” ou a “visita” é enviado, personalizado com base nas informações que foram coletadas durante a navegação. Se ele pesquisou um Tênis X, a informação vai conter o Tênis X. 

E assim por diante, é feita uma automação de relacionamento, via e-mails, nesse caso com o intuito de transformar o usuário (lead) em cliente.

Principais benefícios da automação de marketing. 

Colaboração entre os departamentos: 

As ferramentas de automação de marketing oferecem recursos de capacitação. Equipes mais capacitadas e com mais tempo disponível tendem a performar melhor na elaboração de estratégias.

Economia de tempo e custo:

Insights baseados em dados de campanhas de marketing, engajamento e comportamento do usuário reduzem os custos, pelo simples fato de oferecer inteligência contínua para as atividades rotineiras.

Monitoramento e segmentação de público:

Bem alimentadas com os dados de base de uma empresa, essas ferramentas podem rastrear dados em tempo real ou monitorar engajamento e comportamentos com o mínimo de intervenção humana, reduzindo erros.

É importante observar que a automação só funciona com qualidade humana de profissional. Nenhuma tecnologia funciona sem interação humana, e falando em interação, esperamos que continue aqui com a gente no nosso blog de marketing digital.

Até a próxima.