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dezembro.2022

Clientecentrismo: O que é? E por que é tão importante?

Uma empresa não existe sem clientes, e dizem que o cliente sempre tem razão, certo? Vamos aprender mais sobre o Clientecentrismo?

Colocar seu público em foco e pensar estratégias que tenham o cliente como principal razão das ações da empresa.  

O que é Clientecentrismo?

É um conceito criado para colocar o cliente no centro de absolutamente todos os planejamentos e ações da empresa com a finalidade de antecipar suas necessidades, suprir suas vontades e, principalmente, oferecer uma experiência especial para criar vínculo.

Por que o Clientecentrismo é tão importante?

É importante frisar que o Clientecentrismo vai muito além de apenas planejamento e ações de marketing digital voltadas para o público. Veja, é óbvio que todas as empresas têm seu foco no cliente, não é mesmo? 

Porém quando falamos de Cliente no centro do universo da empresa, estamos falando de uma filosofia que deve ser encarada de frente, abraçada, e, principalmente atualizada constantemente de acordo comas mudanças de comportamento e consumo do público

É uma estratégia que precisa de sincronia e sintonia entre todos os setores da empresa, desde líderes até os colaboradores da linha de frente. Ou seja, estamos falando de uma cultura interna empresarial e não somente de algo que se fala em propagandas e cartazes.

É preciso gerar valor para o cliente de fato. E ele precisa sentir que é de verdade.

Quais os principais pontos para a empresa seguir essa estratégia?

Integração: Como já frisamos, é importante todas as áreas da empresa serem inseridas na cultura de idolatria ao cliente. Não adianta nada a jornada de compra no site ser maravilhosa e na hora de pagar o Gateway dar problema. Ou pior, na hora do atendimento o cliente ficar esperando horas.

Entender as personas: Quem de fato é seu público, ou públicos? O que ele gosta? Como ele consome? Se sua empresa não sabe quem é o público, fica impossível colocá-lo no centro de qualquer de coisas, correto? Enfim, é preciso investigar, ter humildade e entender o que eles buscam. É essencial ter esse ponto muito claro e muito bem alinhado com sua agência de marketing digital. 

Entender a jornada: Todos nós passamos por uma jornada na hora de consumir. É inerente ao ser humano. Alguns pesquisam menos, outros mais. Alguns veem vídeos, outros gostam de ler opiniões. Mas o fato é um só: a jornada de consumo vai acontecer e é preciso estar muito bem posicionado na hora que o cliente for clicar em comprar. É essencial estar presente em todas as etapas dessa jornada.

Reflexão: Pense se sua empresa tem fãs, em vez de apenas consumidores. Uma resposta sincera aqui pode ser a chave para se iniciar mudanças necessárias para entrar de cabeça no Clientecentrismo

Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre esse assunto tão importante e continue nossa maratona de marketing digital no Blog Pulsando.

Até a próxima.