17

junho.2022

Como anda a Maturidade Digital da sua empresa?

É inegável que ultimamente houve uma aceleração na área digital que só deve aumentar nos próximos anos, esse foguete digital não vai parar para esperar ninguém subir. Vamos falar sobre a Maturidade Digital da sua empresa e o que tem sido feito para melhorar?

Uma pesquisa do Google, juntamente com o Boston Consulting Group, revelou que apenas 2% das empresas brasileiras estão no último estágio da maturidade digital, portanto, nada de pânico, ok? Porém, é importante abrirmos essa discussão.

O que é a Maturidade Digital, afinal? 

A maturidade digital de uma empresa é o quão bem ela usa as tecnologias digitais para atingir seus objetivos comerciais. 

Existem várias ferramentas que medem o nível de maturidade digital das empresas, uma delas é o Digital Maturity Benchmark (Referência de Maturidade Digital), desenvolvida pelo Google, baseado nos dados do Boston Consulting Group.

A referência de maturidade digital mede a capacidade que a empresa tem de utilizar as mais recentes tecnologias para aumentar significativamente sua produtividade e reduzir custos.

O que é a Referência de Maturidade Digital?

O Digital Maturity Benchmark (Referência de Maturidade Digital) é uma ferramenta que mede a capacidade que a empresa tem de utilizar as mais recentes tecnologias para aumentar significativamente sua produtividade e reduzir custos.

A ferramenta é capaz de indicar onde a empresa se encontra no longo caminho digital até atingir o patamar de “multi-momentos”.

Como Funciona?

Basicamente, existe um Roadmap a ser seguido, após o diagnóstico, mas para tentarmos não complicar muito, os estágios são os seguintes:

1 – Nascente: Fase na qual a empresa se utiliza apenas de dados externos e compras diretas, com links limitados para vendas. Normalmente são empresas que atuam com baixo (ou zero) resultado proveniente dos canais digitais da internet.

2 – Emergente: A empresa utiliza dados próprios em compras automatizadas com otimização e testes de canal único. Tem compreensão e entendimento da importância dos canais digitais para inflar os resultados, está se ajustando ao mundo digital. Esse é o pontapé inicial para a Maturidade Digital.

3 – Conectado: Os dados já são integrados e ativados em todos os canais da empresa, com link demonstrado para ROI (valor ganho ou perdido / valor investido) ou proxies de vendas (intermediário entre o dispositivo do usuário e os serviços de internet que ele acessa). Está em canais digitais, redes sociais e utilizam a internet para fazer vendas. 

4 – Multi-momento: A empresa transita em todas as ferramentas digitais com execução dinâmica em vários canais. Está otimizada para resultados de negócios e transações de clientes individuais. Apenas 2% das empresas brasileiras se encontram nesse patamar.

Mas como atingir essa maturidade digital?

É claro que existem inúmeras dificuldades para se chegar ao último patamar da escala, mas é importante ter um projeto e um planejamento estrutural de marketing digital. 

Nós, como agência de marketing digital estamos sempre falando da importância de várias ferramentas por aqui, e neste tema de hoje, maturidade digital, é onde todas elas se encontram: 

  • Produção de conteúdo inteligente, 
  • SEO;
  • Machine Learning; 
  • Tagueamento; 
  • Inbound Marketing; 
  • Growth Hacking;
  • Big Data; 
  • Data Driven; 
  • Geolocalização, entre outras que, com certeza, em algum momento você vai ler aqui no Blog Pulsando.

A dica principal que podemos dar é que a Maturidade Digital é bem parecida com a Maturidade Humana, é composta de ações contínuas, ações planejadas baseadas na lógica e na experimentação.

Mas para não deixar você na mão, a gente vai dar algumas outras dicas:

1 – Inserir a Cultura do “experimentar e aprender”. Se permitir a tentar coisas novas, se permitir a trocar ideias e experiências com sua agência de marketing digital. 

2 – Ter agilidade nas mudanças. Não adianta “aprender” e ter processos longos de mudanças na empresa. Esse “tempo” não existe mais. Amanhã tudo muda.

3 – Sem dados não existe maturidade. Ser confiável e gerar valor para conquistar os dados de seus clientes. Veja, é uma via de mão dupla, doar e receber. Dados da pesquisa citada acima revela que 1 em cada 3 pessoas está disposta a fornecer um e-mail sem qualquer incentivo, ou seja, os dados são ouro e estão aí, seja gentil e seja útil para quem fornece. 

Ficamos por aqui, esperamos ter ajudado com mais informações sobre o nosso querido marketing digital. Continue acompanhando nosso Blog e até a próxima.