19

janeiro.2022

Como o vídeo digital roubou de vez o nosso coração (e nossa atenção)?

Assistir a vídeos online é provavelmente a ação que toma a maior parte do seu dia. Pelo menos do seu tempo “livre”. Esse processo foi lento, silencioso, mas hoje em dia é impossível pensar em estratégias de marketing digital sem apelo audiovisual, estamos de acordo? Vamos trocar mais essa ideia então.

É importante tentar entender os motivos que fizeram do vídeo digital a maior fonte de entretenimento do mundo na era digital, algumas razões são óbvias e outras nem tanto. Vamos começar pelo começo 

Entendendo o Vídeo Digital

É essencial observar que o termo vem sofrendo mutação no seu sentido. O formato de vídeo digital surgiu em 1996 muito antes da transformação digital. E, na prática, nada mais é que uma representação eletrônica de imagem visual em formato digital.

Porém, principalmente com o surgimento do Streaming, o termo vídeo digital ganhou um novo significado e serve para designar todos os vídeos que a gente fica vendo por horas, seja no TikTok, Reels ou Youtube. Mas isso não é o mais importante, o mais legal de se observar aqui é: como o mundo se recicla. 

Nem precisamos citar que a TV foi (e ainda é) a grande difusora do formato audiovisual. Mas se o vídeo em si não é novidade, então o que mudou? 

Por que vemos tantos vídeos online?

Existem vários motivos, como citamos acima, o mais óbvio é que a emoção do audiovisual já fazia parte de nossas vidas muito antes da tia Internet nascer lá em 1969. A transformação digital só se aproveitou de um formato de sucesso garantido e colocou em loop infinito de conteúdo. 

Como assim?

Aqui entramos nos motivos menos óbvios, porém para os mais atentos em comportamentos humanos, até que são óbvios sim. 

1 – A transformação digital permitiu a qualquer um criar, postar e aparecer em qualquer hora, em qualquer lugar. Essa oferta, que parece ingênua numa primeira olhada, foi essencial para a explosão dos vídeos digitais. Nunca tivemos tanto conteúdo, tão rápido, no momento que decidimos.

2 – O vídeo digital é para todo mundo. Das crianças aos idosos. Não há público alvo definido. Há conteúdo para todas as faixas, horários, idades, sexos, causas, posição social… o que não falta é conteúdo. Durante um bom tempo os canais a cabo (que atendiam uma parte mais privilegiada da população) supriram parte dessa demanda, mas agora o vídeo digital simplesmente explodiu essa ideia.

3 – As Plataformas de vídeo, como o Youtube, criam um senso de proximidade e comunidade nas pessoas que se conectam através de um simples vídeo, um meme ou um Youtuber que compartilhe ideias parecidas. Esse senso de inclusão é altamente eficaz e contagiante.

Ah, os dados.

Uma pesquisa realizada pelo Google/Talk Shoppe em 2020, revelou que o Youtube já é o canal principal de 120 milhões de pessoas nos EUA e que 82% das pessoas recorrem ao mesmo Youtube na hora de aprender uma nova habilidade, 85% recorrem na hora de encontrar conteúdo novo e o mais interessante: 80% dos usuários do Youtube relatam que a plataforma os deixa feliz. Sim, feliz. 

Para finalizar, estamos em constante movimento, e como falamos sempre por aqui, mais do que marketing digital, mais do que plataformas, estratégias, artes, textos, temos que estar atentos, sempre, aos comportamentos humanos. Temos que pensar, sempre, na experiência do usuário e no que deixa as pessoas felizes. Essa é a deixa. 

E aí, conseguimos te convencer que está na hora de pensar na sua estratégia de vídeo digital?

A gente se vê.