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dezembro.2021

Marketing de Influência: Como influenciadores digitais ajudam (ou atrapalham uma Marca)?

Na selva da Rede Social atrair a atenção é o desafio de todas as empresas e os influenciadores digitais podem ser peça-chave nesse processo. Se por um lado o Marketing de Influência pode ser um grande aliado, por outro, o Influenciador pode se tornar uma dor de cabeça e tanto para a marca. Vamos trocar essa ideia?

A grande maioria dos influenciadores vendem sua imagem, seu tempo e seus conteúdos em troca de dinheiro, serviço ou permutas gerais e, é claro, eles são empreendedores digitais, assim como muitas das  empresas que buscam seus serviços, eles têm boletos para pagar como todo mundo. É importante tentar entender um pouco mais do universo dessas pessoas que fazem o Marketing de Influência crescer.

 

O que é o Marketing de Influência?

Basicamente, é uma abordagem de marketing que foca sua energia em ações de determinados indivíduos que exercem influência ou liderança sobre clientes de uma marca (guarde bem essa informação).

Esse influenciador ou digital influencer utiliza suas redes sociais para criar atração do público à determinada marca, produto ou serviço. Parece bem simples, não é?

A conta é a seguinte, eu tenho uma loja de roupas, chamo uma influenciadora com 300 mil seguidores, dou umas roupas para ela tirar umas fotos, desfilar uns stories, e BANG, estouro de vender.

Hummm, mais ou menos, e é aí que a conta fica complicada.

O Público do Influenciador digital nem sempre é o seu público

Como tudo na vida, e como estamos carecas de falar por aqui: Tudo no marketing digital precisa de estratégia, de planejamento. Não basta só jogar a responsabilidade das vendas em cima de um único funil de divulgação.

Em primeiro lugar, é preciso definir muito bem quem vai levar o nome da sua empresa. Esse posicionamento é muito importante e difícil de prever porque o influenciador é uma pessoa, com vontades, desejos, impulsos, e apesar de muitos serem bem profissionais, eles também vão pisar na bola.

Em segundo lugar, algo que acontece muito com as empresas é confundir o público do influenciador digital como se fosse público dela. Existe uma abismo aí entre esses públicos, principalmente se sua marca não tem posicionamentos parecidos com os do influencer.

Em terceiro lugar (e que deveria ser o primeiro): Como está sua estrutura digital? Seu site está voando? Está rápido? Seu atendimento é forte? Suas redes sociais estão organizadas? Sua identidade visual acompanha a estratégia que você quer seguir com um o Influencer X ou Y? Esses são só alguns exemplos de tudo que pode impedir ou impulsionar a boa estratégia de marketing de influência. 

 

Agora, o que os dados de influencers nos dizem?

Um estudo da Youpix revelou que:

  • 71% das empresas entrevistadas têm o marketing de influência como estratégia importante de comunicação
  • 83% afirmam que a pandemia tornou os influenciadores mais relevantes para os negócios
  • 73% buscam influenciadores com conexão com o público-alvo e alinhados aos valores da marca, e apenas 40% miram alcance
  • Para 72% das empresas, a dificuldade de quantificar o ROI (retorno sobre investimento) é a maior barreira para este mercado

Separamos esses dados para corroborar que não adianta nada ter um marketing de influência sem estratégia. Ela que vai dar a direção para que seus investimentos não sejam em vão. Não só no marketing de influência como em todas as outras áreas do seu marketing digital. 

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