15

julho.2022

Marketing e Publicidade. Qual a diferença?

Ok, então todos nós sabemos que marketing e publicidade são diferentes, certo? Mas quais são as diferenças entre elas e se uma delas é mais importante que a outra, qual seria?

Vamos supor que você é proprietário ou gerente de uma empresa, você acharia que o marketing é mais importante do que a publicidade? Ou vice versa? Para responder é preciso voltar um pouquinho.

Qual a definição de Marketing?

Embora a maioria das pessoas não tenha dificuldade em definir o que é marketing, existe uma discrepância de informações entre as verdadeiras funções, principalmente depois da revolução digital. Então, vamos lá:

Basicamente, o marketing pode ser definido como qualquer prática de negócios que ajuda a identificar e prever demandas enquanto cria e agrega valor a produtos e ou serviços.

O marketing trabalha desde a criação de uma marca até seu posicionamento; trabalha da aquisição do cliente até seu engajamento e manutenção; trabalha dados, fluxos de investimentos e planejamento até a execução e entrega dos resultados.

Qual a definição de Publicidade?

Essa pode parecer mais fácil, mas é comum fazer a confusão entre publicidade e marketing. 

A publicidade é o processo de conscientizar o público sobre produtos e serviços. 

As campanhas publicitárias tem como objetivo, além de promover produtos e serviços (claro), criar e posicionar na cabeça das pessoas uma “imagem”, uma “voz”, e com isso estabelecer um sentimento de ligação entre a marca e o recebedor da mensagem.

Mas, para ilustrar melhor, como um exercício divertido, tente pensar em alguma propaganda que venha na sua cabeça, assim de primeira, sem pensar muito e depois pense no sentimento que os slogans trazem consigo.

Vamos colocar alguns exemplos que temos certeza que nem precisamos falar de quais empresas são:

“amo muito tudo isso” (carinho e sentimento de infância);

“dedicação total a vocêêê” (cuidado com o cliente e exclusividade);

“just do it” (simplesmente faça. Sentimento de movimento e inspiração);

“desce redondo” (refrescância, prazer);

“abra a felicidade” (relaciona uma simples bebida com prazer).

Explicando melhor as principais diferenças entre Marketing e Publicidade:

A ideia aqui não é colocar em pé de comparação um e outro, na verdade é apenas explicar as diferenças mesmo, pois os dois conceitos andam juntos.

Embora o marketing seja uma atividade de negócios mais ampla com potencial de agir diretamente nos faturamentos de uma empresa, a publicidade também tem uma importância fundamental para posicionamento da marca e atração das pessoas.

E embora, os dois compartilhem o mesmo objetivo (aumento de vendas), eles têm atuações e processos bem diferentes. Para ficar mais fácil:

É marketing quando tem:

  • análise de concorrência;
  • acompanhamento dos dados;
  • estratégia;
  • gerenciamento do relacionamento;
  • cuidado com o Branding, entre tantos outros.

É Publicidade quanto tem:

  • produções criativas;
  • análise do cliente;
  • compra de mídia;
  • estratégias de anúncio, entre tantos outros.

E aí? Deu para perceber que eles andam bem juntos, não é? Embora cada um com sua importância e estratégias, mas sempre juntos, afinal: “a união faz a força”

E falando em ficar junto, continue a maratona no Blog. 

A gente se vê.