Marketing e Publicidade. Qual a diferença?
Ok, então todos nós sabemos que marketing e publicidade são diferentes, certo? Mas quais são as diferenças entre elas e se uma delas é mais importante que a outra, qual seria?
Vamos supor que você é proprietário ou gerente de uma empresa, você acharia que o marketing é mais importante do que a publicidade? Ou vice versa? Para responder é preciso voltar um pouquinho.
Qual a definição de Marketing?
Embora a maioria das pessoas não tenha dificuldade em definir o que é marketing, existe uma discrepância de informações entre as verdadeiras funções, principalmente depois da revolução digital. Então, vamos lá:
Basicamente, o marketing pode ser definido como qualquer prática de negócios que ajuda a identificar e prever demandas enquanto cria e agrega valor a produtos e ou serviços.
O marketing trabalha desde a criação de uma marca até seu posicionamento; trabalha da aquisição do cliente até seu engajamento e manutenção; trabalha dados, fluxos de investimentos e planejamento até a execução e entrega dos resultados.
Qual a definição de Publicidade?
Essa pode parecer mais fácil, mas é comum fazer a confusão entre publicidade e marketing.
A publicidade é o processo de conscientizar o público sobre produtos e serviços.
As campanhas publicitárias tem como objetivo, além de promover produtos e serviços (claro), criar e posicionar na cabeça das pessoas uma “imagem”, uma “voz”, e com isso estabelecer um sentimento de ligação entre a marca e o recebedor da mensagem.
Mas, para ilustrar melhor, como um exercício divertido, tente pensar em alguma propaganda que venha na sua cabeça, assim de primeira, sem pensar muito e depois pense no sentimento que os slogans trazem consigo.
Vamos colocar alguns exemplos que temos certeza que nem precisamos falar de quais empresas são:
“amo muito tudo isso” (carinho e sentimento de infância);
“dedicação total a vocêêê” (cuidado com o cliente e exclusividade);
“just do it” (simplesmente faça. Sentimento de movimento e inspiração);
“desce redondo” (refrescância, prazer);
“abra a felicidade” (relaciona uma simples bebida com prazer).
Explicando melhor as principais diferenças entre Marketing e Publicidade:
A ideia aqui não é colocar em pé de comparação um e outro, na verdade é apenas explicar as diferenças mesmo, pois os dois conceitos andam juntos.
Embora o marketing seja uma atividade de negócios mais ampla com potencial de agir diretamente nos faturamentos de uma empresa, a publicidade também tem uma importância fundamental para posicionamento da marca e atração das pessoas.
E embora, os dois compartilhem o mesmo objetivo (aumento de vendas), eles têm atuações e processos bem diferentes. Para ficar mais fácil:
É marketing quando tem:
- análise de concorrência;
- acompanhamento dos dados;
- estratégia;
- gerenciamento do relacionamento;
- cuidado com o Branding, entre tantos outros.
É Publicidade quanto tem:
- produções criativas;
- análise do cliente;
- compra de mídia;
- estratégias de anúncio, entre tantos outros.
E aí? Deu para perceber que eles andam bem juntos, não é? Embora cada um com sua importância e estratégias, mas sempre juntos, afinal: “a união faz a força”.
E falando em ficar junto, continue a maratona no Blog.
A gente se vê.