23

fevereiro.2023

Martech: o que é e como funciona.

O termo é a junção de marketing mais tecnologia. Meio óbvio, não é? Mas não se engane, há muito mais dentro do termo, além do que parece clichê.

A ideia é disponibilizar soluções para simplificar o trabalho dos profissionais da área de marketing por meio de tecnologias disruptivas. Vem conhecer:

O que é Martech?

O termo martech surgiu da união de marketing + tecnologia. Claramente se trata de qualquer projeto, ferramenta ou empresa que alia a tecnologia com o marketing digital.

O conceito pode parecer simples, mas engloba um mercado gigantesco. Portanto, todas as empresas que utilizam recursos tecnológicos em sua rotina de marketing, podem ser consideradas Martechs.

Como funciona uma Martech?

Na prática, uma Martech funciona de uma forma bem parecida com uma agência de marketing digital. Pois, se vale das tecnologias e coleta de dados para aplicar estratégias em funis de venda, segmentação, e-mail marketing e por aí vai. 

A diferença é que com as Martechs, a tecnologia tem um papel mais decisivo nas decisões. 

Se utilizam de ferramentas tecnológicas como Big Data, Inteligência Artificial e Machine learning para criar soluções capazes de lidar com grandes volumes de dados, identificar usabilidades e fazer crescer a capacidade de prever cenários antes das concorrentes. 

Independentemente das ferramentas, podemos dizer que elas funcionam como grandes facilitadoras do trabalho dos profissionais de marketing, aprofundando a capacidade de análise e aumentando a velocidade na entrega de resultados.

Podem ser consideradas, por alguns, como a evolução das agências tradicionais. Muitas das agências de marketing digital já são, ou já eram Martechs, há algum tempo, só que sem o termo para especificar.

Alguns exemplos de Martech.

Assim, como o marketing digital, são várias as áreas de aplicação das Martech. Vamos ver alguns exemplos:

  • Martechs para aquisição e gestão de leads;
  • Martechs de customer experience;
  • Martechs de gestão de vendas e fidelização de clientes;

Ficamos por aqui, mais uma vez, e esperamos que você continue seguindo nosso Blog Pulsando.

A gente se vê.