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março.2013

A importância do crossmedia para consolidar marcas

Com o crescimento da Internet, o mercado publicitário está cada vez mais marcando presença nos canais digitais. Ao apostar em novas formas de se aproximar dos públicos-alvo, garante um contato direto e mais assertivo com eles.

As estratégias que funcionavam muito bem no ambiente offline sofreram mudanças radicais para que a comunicação conseguisse “falar” a língua dos internautas e assim ser percebida em um meio extremante competitivo, onde os usuários são bombardeados o tempo todo por informações, marcas, produtos e serviços.

Os profissionais que trabalham em agências digitais, especialmente os criativos, já têm uma pegada muito mais ágil e dinâmica devido à velocidade acelerada da Internet. Eles transmitem ideias e conceitos de forma totalmente interativa, buscando o engajamento da maior quantidade de pessoas do público-alvo definido.

Os criativos que atuam em agências offline possuem características diferentes dos digitais. No cenário off, o tempo de resposta é maior e as limitações dos próprios meios determinam o tom da comunicação.

Enquanto que na web o criativo tem maior liberdade para ousar na comunicação, lançando mão de peças interativas, de alto impacto e que podem ser trocadas diariamente, no meio offline existem mais regras que estipulam as frequências, velocidade, conteúdos e também determinam os formatos da mensagem.

Com a convergência cada vez maior entre Internet + TV + Jornal + Revista e outros meios, a comunicação precisa atender todo esse crossmedia, marcando presença e explorando as vantagens de cada canal. Tudo para impactar os consumidores em momentos diferentes, consolidando e fortalecendo as marcas em várias plataformas.

Para isso, os criativos online e offline precisam trabalhar de maneira integrada, desde o briefing até o desenvolvimento das peças, embora alguns criativos e agências ainda hoje não enxerguem essa necessidade.

Com a cumplicidade entre os criativos, garante-se maior unidade na comunicação, independentemente se o consumidor está vendo o anúncio na TV, nas redes sociais, em revistas ou recebendo uma mala direta.

Por serem mais modernas e terem mais liberdade criativa devido aos meios, as melhores agências digitais já tem essa visão de fazer uma comunicação integrada e buscam sempre desenvolver ações 360° para as marcas.