A pesquisa visual está com tudo – e você precisa ficar de olho nisso
Google, Pinterest e outros gigantes da tecnologia já descobriram o poder da pesquisa visual para incrementar os resultados. Chegou a hora da sua empresa descobrir também. Leia aqui.
O que o Google, o Pinterest e o Bing têm em comum? Os três já aderiram à pesquisa visual, uma tendência que neste ano chegou com tudo no marketing digital.
Viu uma planta e não sabe o nome? Viu alguém com uma roupa e gostaria de saber a loja? Já pensou poder tirar uma foto do que você vê e um software conseguir identificar para dar todas as informações pra você sobre o que você deseja? Sim, isso já é possível e se chama pesquisa visual.
E se você tem dúvidas sobre a eficácia do recurso, estudos recentes já entregaram o jogo: 62% dos millennials preferem recursos de busca visual do que qualquer outra tecnologia, imagens dão um retorno em 19% das consultas de pesquisa no Google e, no Pinterest, mensalmente, são feitas mais de 600 milhões de pesquisas com fotos.
É por isso que a pesquisa visual (ou, em inglês, visual search marketing) é destaque aqui no blog da nossa agência de marketing digital e vamos contar melhor como você deveria considerar essa tendência na sua estratégia de comunicação:
Qual é a importância da pesquisa virtual?
Graças à tecnologia de inteligência artificial (IA), a pesquisa visual permite que usuários possam pesquisar uma infinidade de coisas utilizando imagens reais em vez de uma pesquisa de texto, com palavras-chave que nem sempre são fiéis ao significado do que buscam.
Mas você sabe quais são as razões para esse recurso ser tão importante, principalmente quando falamos em marketing integrado? A gente explica:
- Tem alta adesão das novas gerações:
Com os consumidores da geração Y representando mais de 30% do total das vendas no varejo e a geração Z sendo responsável por 44 bilhões de dólares em poder de compra, mesmo que hoje esse não seja o seu público-alvo, é importante que seguir essas gerações de perto pensando na sustentabilidade do seu negócio.
- Recursos cada vez mais avançados:
Com a pesquisa visual potencializando a experiência do usuário, gigantes da tecnologia já criaram suas próprias lentes especiais e se tornaram altamente competitivos, o que vai permitir avanços consideráveis nesse recurso nos próximos anos.
- E, claro, a experiência de usuário perfeita
Profissionais de marketing que querem sair na frente da concorrência já sabem que mecanismos de busca visual são uma das tendências mais quentes do ano na hora de atrair clientes e entregar a experiência de usuário perfeita: isso porque permite que as pessoas façam upload de uma imagem para realizar uma pesquisa e, assim, conseguem resultados ainda mais específicos e adequados ao que buscava.
Siga nossa agência de marketing digital para ficar por dentro das tendências
É, deu pra ver que o marketing de pesquisa visual está ficando bem popular, principalmente entre as marcas que bebem da fonte da tecnologia.
Com as novas gerações adotando a tendência, cada vez mais empresas passam a implementar distintos aspectos da pesquisa visual em seus planos de comunicação – e, pra isso, uma agência de marketing digital por dentro do que é novidade no mercado, como é o caso da Pulso, ajuda muito.
Afinal, por aqui nem precisamos de Google Lens: a gente já tá sempre de olho no futuro.
Vamos olhar pra frente juntos? 😉