Como os avatares virtuais estão mudando a experiência com as marcas
Continuando a série #PulsoTrends, confira como os avatares virtuais estão conquistando todos os holofotes para as marcas – e como a interação com esses personagens precisa ser cada vez mais humanizada.
Os avatares virtuais estão mudando a forma das marcas se relacionarem com seu público e não é de hoje.
Afinal, quem não conhece a Lu, do Magazine Luiza, um dos avatares virtuais mais populares do mercado brasileiro? Aliás, em relação a esse avatar em especial, o comportamento do público surpreendeu por sua aceitação – e até chocou, como no polêmico caso do assédio que a personagem recebeu nas redes sociais.
E não é só por aqui que eles estão dominando os holofotes: em 2019, Lil Miquela, a influenciadora virtual do Instagram mais famosa do mundo, protagonizou ao lado da top model Bela Hadid uma campanha para a Calvin Klein, a agência de notícias chinesa, Xinhau, lançou sua segunda âncora virtual e até mesmo a equipe de marketing do YouPorn conta com um novo membro um tanto inusitado: Jedy Vales, um avatar virtual.
E como isso afeta a sua marca? É o que a Pulso, a agência de marketing digital que está sempre de olho nas tendências do mercado, conta hoje aqui no blog!
O que muda com com a invasão dos avatares virtuais ao mainstream?
Em 2020, os consumidores vão prestar muito mais atenção às marcas que se incorporam através desses influenciadores virtuais.
Mas a incorporação não acaba na criação de um personagem – e pra saber disso não é preciso ser uma agência de marketing digital com a experiência da Pulso: é necessário propor interações cada vez mais imersivas e humanizadas com o público nos canais digitais.
Como? Novas plataformas como TikTok, Fortnite, telas sensíveis ao toque em lojas são somente alguns exemplos de como, com criatividade e um planejamento estratégico bem desenvolvidos, esses avatares virtuais podem ser inseridos no contexto do seu negócio e se tornarem embaixadores da marca.
A Amazon, por exemplo, já está desenvolvendo um dispositivo que irá entender e responder às emoções do usuário, ascendendo de influenciadores virtuais à companhias virtuais, levando o público a esperar que as marcas, cada vez mais, que se conectam a eles em um nível mais profundo.
E a sua marca, como tem trabalhado a interação com os consumidores? Vale a pena repensar – e, se precisar de ajuda, pode chamar a gente. 😉