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novembro.2021

Comunidade online: como o senso de pertencimento ajuda na fidelização de clientes

Marcas que querem criar uma conexão genuína – e que, de quebra, traga muitos resultados – com os clientes sabem que a criação de uma comunidade online é um caminho potente e eficaz. Saiba como criar a sua!

Dizem que quem tem amigos, tem tudo. Mas como as relações comerciais também podem se beneficiar dessa máxima e aproximar cada vez mais empresas do seu público alvo de uma forma saudável?

A criação de uma comunidade online é uma das formas mais comuns e eficazes de aproximar cliente e empresa por meio de uma comunicação bilateral que, além de dar todas as ferramentas ao consumidor se expressar, ainda garante que seja ouvido.

Isso faz com que os clientes sintam que as empresas realmente valorizam suas opiniões e se engajam muito mais, já que essa abordagem mais humanizada faz com que eles sigam contratando ou comprando da empresa que percebem que cuidam dele e das suas necessidades.

Hoje a nossa agência de marketing digital traz essa forma de fidelização de clientes como assunto aqui no blog e ensina como criar uma comunidade online e gerar ainda mais oportunidades de negócios na sua empresa:

Como criar uma comunidade online de forma efetiva

1- Mantenha a mesma identidade da sua marca: isso ajuda a promover a segurança ao cliente ou membro que deseja compartilhar informações e opiniões, além de reforçar a marca perante o mercado.

2- Não se esqueça da persona: realize uma pesquisa que mescle os conhecimentos da sua empresa em relação ao público-alvo, histórico de compras, seguidores nas redes sociais, etc. Para oferecer experiências positivas, você precisa conhecer bem seu entorno. 

3- Sempre ofereça conteúdos que sejam relevantes: eles ajudam a destacar os diferenciais da sua marca (características técnicas, princípios, etc) e, através dos comentários recebidos em cada conteúdo, é possível extrair insights poderosos para o time de vendas.

4- Fique de olho no pós-venda: o trabalho de gerenciar e cativar uma comunidade não termina com a venda, na verdade, só começa! Por isso, aproveite essa etapa para estimular boas experiências, desfazer qual impressão ruim e fomentar a confiança dos clientes em relação ao atendimento da empresa.

Mas é importante ressaltar: a efetividade das ações vai depender 100% do comprometimento e da expertise da equipe de comunicação da sua empresa. Por isso, é comum buscar apoio estratégico e criativo de uma agência de marketing digital que, lado a lado com sua equipe, crie um plano adaptado ao seu modelo de negócios.

Dessa forma, sua empresa estará pronta para mudar o status nas plataforma digitais e estar do jeito que todas as marcas sonham: em um relacionamento sério com os clientes.