21

outubro.2020

De acordo com o Linkedin, as vendas B2B mudaram – entenda como

A pesquisa “Cenário de Vendas do Brasil 2020”, realizada pelo Linkedin, que aponta mudanças significativas na forma de fazer negócios e comunicar marcas no cenário da pandemia. Saiba como.

Ao realizar a pesquisa “Cenário de Vendas do Brasil 2020”, o Linkedin tinha uma meta: mostrar como a forma de fazer negócios passou por grandes mudanças este ano.

Para isso, o LinkedIn, considerado a maior rede social de networking do mundo com seus mais de 690 milhões de usuários, baseou seu estudo tanto nas percepções de profissionais como também na mais recente pesquisa da McKinsey & Company, uma empresa de consultoria empresarial norte-americana.

E é claro que a Pulso, que é uma agência de marketing digital que está sempre de olho em tudo o que rola no mercado para extrair os melhores insights e estruturar as melhores estratégias para os clientes, analisou a pesquisa e trouxe hoje para o blog alguns destaques do estudo e quais são as mudanças que podem impactar no seu negócio num cenário pós-pandêmico.

Quer saber quais são? Então vamos lá!

 

Presença digital: empresas cada vez mais conectadas… aos compradores

A presença digital já era uma necessidade crescente, mas agora em 2020 se consolidou de vez como crucial para os negócios de qualquer empresa.

Isso se dá pela forma como os canais facilitam a comunicação e até mesmo a conexão entre vendedores e compradores.

Duvida? Então dá uma olhada nesses dados do Linkedin, extraídos desde o início da pandemia:

  •  77% dos vendedores agora estão fazendo mais videoconferências;
  • 57% dos vendedores agora estão realizando mais ligações;
  • 51% dos vendedores agora estão enviando mais e-mails.

 

Redes sociais são mais que vitrine: são o novo balcão dos negócios B2B

Se antes do isolamento social, o atendimento e as vendas já ocorriam pelas redes sociais,  o estudo aponta que, este ano em comparação com 2019, dobrou o número de compradores que veem as redes sociais como uma de suas principais fontes.

Isso coloca tanto o próprio LinkedIn como também o Instagram, Facebook e WhatsApp como parte do fluxo de venda.

 Confira alguns dados da pesquisa que comprovam isso:

  • 28% das organizações B2B brasileiras tiveram um aumento no uso de vendas digitais;
  • os compradores  passaram a se sentir 2,7 vezes mais dispostos através desse formato de vendas;

·  82% dos compradores brasileiros estão mais propensos a considerar um produto ou serviço quando o vendedor entra em contato pelo Linkedin.

 

E, sim, a pesquisa “Cenário de Vendas” do Linkedin tem total razão

Como uma agência de marketing digital, a gente sempre bateu na tecla sobre a importância de estar online de forma consistente e a prova disso é essa pesquisa realizada pela maior rede profissional com presença em mais de 200 países(!).

Afinal, manter a proximidade e a credibilidade num cenário de isolamento social se tornou um desafio. Assim sendo, para acompanhar as mudanças no mercado B2B, é preciso estar disposto a reinventar a maneira de fazer negócios – e tecnologias para isso, por sorte, não faltam.

E na sua empresa, qual foi a maior mudança que 2020 trouxe para a sua forma de fazer negócios? Conta pra gente nos comentários ou melhor: nos adicione no Linkedin e vamos conversar! 🙂