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janeiro.2020

Gamification: a transformação digital que traz mais resultados para seu negócio

Ganhando cada vez mais força, a gamification está ajudando marcas a se conectarem com seu público. E essa tendência promete: não é só uma fase.

 Você pode até nunca ter escutado falar, mas a verdade é que a gamification está entre nós faz um bom tempo.

Com a aceitação quase que natural por parte do público, a eficiência dessa estratégia pode ser explicada até mesmo pelo sucesso de jogos como Pokémon Go e Candy Crush.

 E cada vez mais marcas estão apostando nessa tendência e aderindo à gamification – termo cunhado pelo programador Nick Pelling em 2002 –, que se refere à forma lúdica como marcas estão aplicando mecânicas similares a de jogos clássicos como meio de estimular seus consumidores.

 E nem é preciso salvar a princesa no final: a meta dessa estratégia, que já é adotada por uma agência de marketing digital antenada como a Pulso, é basicamente motivar a ação e guiar de uma forma mais dinâmica a jornada de compra do cliente.

E quais são os benefícios da gamification na estratégia de uma marca?

Essa tendência vem transformando a forma de se relacionar com os consumidores ao alimentar motivações humanas como sentimento de pertencer a uma comunidade, a conquista e, é claro, a recompensa.

E é por isso que atrai o target e gera vantagens como:

 

  •       Estimula a ação: quando bem aplicada, a gamification pode impactar positivamente nos resultados do negócio ao transformar a jornada de compra em algo mais fácil e divertido para o consumidor.

 

  •       Aumenta o engajamento: ao oferecer recompensas, sejam em pontos, créditos ou até mesmo reconhecimento, estimula tanto a fidelidade como os sentimentos positivos sobre a marca.

 

  •       Cria big data: por meio das interações entre os usuários e o sistema, a gamification consegue gerar uma quantidade enorme de dados que ajude a identificar melhor o comportamento do público e criar ofertas personalizadas.

 E, nesse assunto, a Pulso já está no level hard

Como qualquer tendência, a gamification por si só não é suficiente para alcançar resultados: é necessário ter critérios e expertise na hora de aplicar, de forma sinérgica com a identidade e com os objetivos da marca.

E disso, a Pulso sabe bem: foi assim que ajudamos a Yamaha a disseminar os diferenciais de seu lançamento, a moto Yamaha Crosser 150cc, de uma forma divertida.

Como a gente fez? Transformando um simples manual de proprietário em uma experiência pra lá de dinâmica.

 

Foi assim que aplicamos gamification e criamos o Pocket Yamaha Crosser, um aplicativo que ajuda o motociclista a lidar com pequenos obstáculos acompanhado de um game exclusivo, onde cada fase apresentava os itens que tornam a Yamaha Crosser 150cc em única em sua categoria.

 

Afinal, quando o assunto é gamification, somos uma agência de marketing digital nível chefão.