30

junho.2021

Mais inclusão na comunicação: a importância de legendar os vídeos da sua marca

Neste mês tivemos o Dia Internacional do Surdocego, mas as medidas de fomentar uma comunicação com mais inclusão devem ser tomadas todos os dias – como, por exemplo, legendar seu conteúdo. Entenda como isso funciona e ajuda a comunidade! 

Dia 27 de junho foi o Dia Internacional do Surdocego e não há ocasião melhor para lembrarmos sobre uma maior inclusão dentro da comunicação digital, especialmente em conteúdos em vídeo em redes sociais, que representam uma grande parte do que é compartilhado pelos usuários. 

Dentro das estratégias para redes sociais, muito profissional de conteúdo e agência de marketing digital já incluía em publicações alguns artifícios para torná-las mais acessíveis e inclusivas. Um exemplo é a #ParaTodosVerem, que descreve o conteúdo da imagem para facilitar o entendimento a partir de softwares de leitura de tela. 

Porém, o conteúdo produzido pelo próprio usuário muitas vezes ficava distante dessa realidade, não sendo inclusivo. Nesse aspecto, novas funcionalidades são sempre bem vindas para facilitar a acessibilidade a partir das interações entre qualquer usuário. 

E é sobre uma forma mais otimizada de enfrentar esse obstáculo na inclusão que nossa agência de marketing digital vai falar hoje:

 

Instagram investe em mais inclusão através de legendas automáticas

Pensando na inclusão, o Instagram começou a testar um novo feature em seu recurso mais utilizado: os stories. Com ele, um adesivo poderá ser escolhido pelo usuário para legendar de forma automática o conteúdo do vídeo, seja ele compartilhado ou original. 

Esse movimento faz parte de um processo mais inclusivo, que inclui melhorias nos geradores de legenda de outros softwares como o Microsoft Teams, o Google Meetings e o Zoom. A ideia é tornar o uso do feature orgânico, assim como os outros adesivos promovidos pela rede social. Nos stories, o usuário poderá usar diferentes fontes, tamanhos e cores, montando o visual de acordo com o seu desejo. 

Por enquanto, a novidade do Instagram está disponível apenas para países de língua inglesa, mas já é esperado que o recurso chegue a grandes mercados, como o Brasil. 

O público de pessoas com deficiência é participativo em todas as redes sociais. Considerar uma comunicação inclusiva é não apenas uma maneira de tornar o seu produto mais acessível como também é uma estratégia necessária para ampliar os horizontes de uma marca no ambiente digital. 

Dentro da nossa agência de marketing digital, inclusão e acessibilidade são sempre levados em consideração em qualquer projeto

Mas e você, tem considerado esses conceitos nos seus trabalhos em marketing digital? Pense nisso e, se precisar de auxílio, estamos sempre disponíveis para ajudar.