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agosto.2021

Marketing de conversação: o que é e o que você precisa saber sobre o assunto

Você sabia que quando os consumidores têm alguma dúvida, 82% desejam uma resposta imediata? É isso que o marketing de conversação quer abarcar e a Pulso vai explicar pra você como. Saiba aqui!

Já ouviu falar em marketing de conversação? Pois deveria: esse tipo de marketing busca otimizar uma conexão direta (e em tempo real!) entre as empresas e seus clientes.

E as estatísticas provam que o marketing de conversação é mais útil do que muita gente imaginava, já que 79% dos consumidores estão dispostos a usar aplicativos de mensagens para fazer contato com a empresa, 82% dos consumidores classifica que receber uma resposta imediata quando entram em contato para fazer uma pergunta é fundamental e 36% das empresas usam chat ao vivo tanto atendimento ao cliente quanto para vendas.

Mas você sabe quais são as oportunidades para a sua empresa que esse marketing específico pode trazer? Pode deixar que a Pulso, agência de marketing digital com um forte escopo em performance, responde pra você:

 

Automação como ferramenta para o marketing de conversação

A adoção de chatbots para trabalhar o envolvimento dos visitantes e iniciar uma conversa ainda é uma ferramenta poderosa do marketing de conversação

Afinal, apesar de que a interação humana para fornecer valor à marca ainda seja o melhor dos mundos, sabemos que na maioria dos casos não é uma opção escalável. 

A gratificação instantânea que rege muitas relações online dita que receber um e-mail com uma resposta à sua pergunta dentro de 10 minutos é ok, mas falar ao vivo com um chat pode ser excelente, desde que esses chatbots estejam preparados para criarem conversas relevantes, oportunas e que conduzam a um desenvolvimento o mais natural possível, para não irritar o consumidor.

Para que esse relacionamento via chatbots se concretize e gere conversas eficazes, é importante focar em 2 requisitos fundamentais:

 

1- Criar uma conexão genuína

Conheça bem o seu público para estar preparado para todos os contextos, afinal, somente compreendendo de onde vem um cliente é que podemos estabelecer uma conversa significativa, contextualizada e, claro, empática. 

2- Gere valor

Somente com o desenvolvimento de uma conversa que avança e oferece o que o cliente está buscando, de forma clara, é que conquistamos sua satisfação e isso se reverte em maior valor e credibilidade para a empresa. 

 

E a Pulso dá uma dica: empresas eficazes devem ser sempre úteis

Considerando que o principal objetivo do marketing de conversação é aprimorar ainda mais a experiência do usuário através de um modelo baseado em feedback (o que promove um nível muito maior de engajamento e lealdade, é importante lembrar), a dica da Pulso, como agência de marketing digital com experiência, é: seja útil sempre.

Conecte-se com seus clientes em potencial, tornando a comunicação mais fácil do que nunca para aqueles que buscam obter informações úteis. Nos dias de hoje, estar presente e de fato oferecer utilidade é uma oportunidade de ouro para conquistar clientes e sair na frente da concorrência.

Como um desdobramento de inbound marketing realmente capaz de fazer a diferença, o marketing de conversação eficiente é aquele bem planejado: por isso, identifique as questões (ou até mesmo as páginas) que seus clientes apresentem mais dúvidas e repense como responder a cada uma delas de forma imediata.

E se tiver alguma outra dúvida sobre o tema, pode falar com a gente porque de marketing e de conversação nossa agência de marketing digital entende bastante. 🙂