21

janeiro.2021

#RadarPulso: o que ficar de olho no marketing B2B em 2021

Para dar largada ao novo ano, iniciamos a série #RadarPulso, trazendo as principais tendências de marketing B2B para a sua empresa. Descubra quais são!

Após o recesso de fim de ano, a Pulso voltou recarregada – e não nos referimos somente à nossa bateria, não: nos recarregamos de novidades inovadoras que vamos trazer para você ao longo de 2021 na nossa nova série, o #RadarPulso.

Com o propósito de atualizar você sobre as principais tendências do mercado com foco no segmento B2B, o #RadarPulso compartilha um pouquinho do que a nossa agência de marketing digital já está de olho e vale a pena entrar no seu radar também.

Por isso, confira aqui no blog 3 tendências para começar 2021 com o pé direito – e com os dois pés bem fincados no marketing:

 

Em alta as pesquisas por voz:

As pesquisas por voz começaram timidamente como um agregador de listas e anotadores, mas agora, depois do fenômeno Alexa (assistente virtual da Amazon), estão sendo amplamente utilizadas pelos consumidores quando querem escutar suas músicas preferidas, fazer perguntas sobre dúvidas pontuais e até mesmo obter instruções.

Segundo o Business 2 Community, mais de um bilhão de buscas em todo o mundo são realizadas através da voz, com previsão de que esse número aumente vertiginosamente a 5 bilhões em 2021 e 6,4 bilhões em 2022.

 

E também um marketing direcionado para retenção:

Esse cuidado com a retenção parte da premissa de que vender um produto ou serviço para um cliente existente necessita menos esforços táticos da sua equipe, considerando que esse cliente já conhece e confia na sua empresa.

Para implementar esse tipo de marketing na sua estratégia B2B, a regra básica é não só escutar o que dizem os novos clientes, mas sobretudo valorizar e preservar os clientes fiéis.

Para isso, sua marca deve investir num conjunto de atividades para facilitar o relacionamento. Assim, você mantém o cliente satisfeito ao mesmo tempo em que garante a continuidade das vendas.

 

E, sim, por incrível que pareça, marketing de influência:

Marketing de influência em B2B? A ideia pode deixar você com uma pulga atrás da orelha, mas a tendência é real: apesar de ser uma estratégia associada principalmente a empresas do ramo B2C, está cada vez mais popular entre o segmento B2B utilizar personalidades proeminentes das redes sociais para atingir o público-alvo.

A dinâmica tem funcionado assim: a empresa B2B inicia um trabalho colaborativo com notáveis ​​influenciadores do seu respectivo setor, desenvolvendo conteúdo sob medida para microssegmentos e, assim, personalizando as experiências de compra. Isso garante visibilidade sem perder a autoridade!

 

Qual tendência do #RadarPulso pode ser aplicada na sua empresa?

Aqui na nossa agência de marketing digital, a ousadia criativa faz parte do nosso DNA, por isso nunca perdemos de vista as principais novidades do mercado.

E agora que trouxemos algumas tendências a partir de uma visão estratégica que só a Pulso, com toda a nossa expertise, possui, adoraríamos saber: qual tem tudo a ver com o seu negócio?

Conte pra gente nos comentários e não deixe de acompanhar o nosso #RadarPulso!