#RadarPulso: o que ficar de olho no marketing B2B em 2021
Para dar largada ao novo ano, iniciamos a série #RadarPulso, trazendo as principais tendências de marketing B2B para a sua empresa. Descubra quais são!
Após o recesso de fim de ano, a Pulso voltou recarregada – e não nos referimos somente à nossa bateria, não: nos recarregamos de novidades inovadoras que vamos trazer para você ao longo de 2021 na nossa nova série, o #RadarPulso.
Com o propósito de atualizar você sobre as principais tendências do mercado com foco no segmento B2B, o #RadarPulso compartilha um pouquinho do que a nossa agência de marketing digital já está de olho e vale a pena entrar no seu radar também.
Por isso, confira aqui no blog 3 tendências para começar 2021 com o pé direito – e com os dois pés bem fincados no marketing:
Em alta as pesquisas por voz:
As pesquisas por voz começaram timidamente como um agregador de listas e anotadores, mas agora, depois do fenômeno Alexa (assistente virtual da Amazon), estão sendo amplamente utilizadas pelos consumidores quando querem escutar suas músicas preferidas, fazer perguntas sobre dúvidas pontuais e até mesmo obter instruções.
Segundo o Business 2 Community, mais de um bilhão de buscas em todo o mundo são realizadas através da voz, com previsão de que esse número aumente vertiginosamente a 5 bilhões em 2021 e 6,4 bilhões em 2022.
E também um marketing direcionado para retenção:
Esse cuidado com a retenção parte da premissa de que vender um produto ou serviço para um cliente existente necessita menos esforços táticos da sua equipe, considerando que esse cliente já conhece e confia na sua empresa.
Para implementar esse tipo de marketing na sua estratégia B2B, a regra básica é não só escutar o que dizem os novos clientes, mas sobretudo valorizar e preservar os clientes fiéis.
Para isso, sua marca deve investir num conjunto de atividades para facilitar o relacionamento. Assim, você mantém o cliente satisfeito ao mesmo tempo em que garante a continuidade das vendas.
E, sim, por incrível que pareça, marketing de influência:
Marketing de influência em B2B? A ideia pode deixar você com uma pulga atrás da orelha, mas a tendência é real: apesar de ser uma estratégia associada principalmente a empresas do ramo B2C, está cada vez mais popular entre o segmento B2B utilizar personalidades proeminentes das redes sociais para atingir o público-alvo.
A dinâmica tem funcionado assim: a empresa B2B inicia um trabalho colaborativo com notáveis influenciadores do seu respectivo setor, desenvolvendo conteúdo sob medida para microssegmentos e, assim, personalizando as experiências de compra. Isso garante visibilidade sem perder a autoridade!
Qual tendência do #RadarPulso pode ser aplicada na sua empresa?
Aqui na nossa agência de marketing digital, a ousadia criativa faz parte do nosso DNA, por isso nunca perdemos de vista as principais novidades do mercado.
E agora que trouxemos algumas tendências a partir de uma visão estratégica que só a Pulso, com toda a nossa expertise, possui, adoraríamos saber: qual tem tudo a ver com o seu negócio?
Conte pra gente nos comentários e não deixe de acompanhar o nosso #RadarPulso!