07

abril.2021

Telegram para empresas: será que seu negócio realmente necessita?

Já não é de hoje que os empreendedores brasileiros utilizam aplicativos de mensagem para se comunicar, seja com clientes, fornecedores ou com a própria equipe. E esse mercado digital sempre teve uma marca favorita entre os empresários: o WhatsApp liderava, até esse ano, com folga as operações, frente a outros serviços de mensagem como o Telegram e o Slack. 

Acontece que desde janeiro, o WhatsApp vem comunicando mudanças em suas políticas de privacidade. Ao contrário do Telegram, por exemplo, o aplicativo passará a compartilhar informações pessoais dos usuários com outros parceiros. Dentre elas, estão o número de IP, telefone e até mesmo as interações com algumas marcas.

Para entender melhor esse movimento no mercado, deixa que o blog da Pulso explica, segundo os especialistas da nossa agência de marketing digital:

 

Telegram: um antigo conhecido com funcionalidades novas

A movimentação acabou transformando o Telegram em uma solução importante para empresas e negócios digitais no Brasil. A começar pela sua privacidade, que é tratada de forma diferente, como um dos principais ativos da companhia. Um dos recursos favoritos, por exemplo, é o de poder usar uma conta no aplicativo sem necessariamente vincular o seu número de telefone.

Além disso, o Telegram é multiplataforma: você pode acessar do seu computador sem o celular por perto e pode armazenar todos os downloads na nuvem. Um outro fator popular são os chats criptografados, estes exclusivos para o app mobile, mas que funcionam como conversas secretas, aumentando a segurança para ambas as partes.

 

Veredito: Whatsapp x Telegram

No final das contas, se sua marca já tem uma operação digital, o Telegram pode oferecer uma segurança e uma praticidade que o WhatsApp não consegue entregar. Se as operações ainda são físicas, a transição pode ser um pouco mais lenta, a depender de onde os clientes e os parceiros estão. A dica é começar a considerar a nova ferramenta e, qualquer que seja o caminho que esse mercado tiver, estar ao lado de uma boa agência de marketing digital para guiar os passos seguintes.

E a Pulso pensa cada detalhe da presença digital de seus clientes de forma personalizada, incluindo diversos canais além do Telegram e do WhatsApp.

Afinal, independente da plataforma, comunicação digital é estratégia.