01

junho.2022

Motion Graphics: o que é e como usar para alavancar os conteúdos da sua empresa.

O Motion Graphics é um formato de vídeo que tem como objetivo explicar ideias de forma fácil, utilizando recursos visuais e dinâmicos.

Com certeza você se depara com esse tipo de conteúdo todos os dias nas redes sociais, e isso não é à toa, os motion graphics são extremamente eficazes no engajamento do público, isso quando feitos da maneira certa, claro. Vamos trocar essa ideia?

O que é Motion Graphics, afinal? 

Para traduzir de uma forma simples, em português significa literalmente “grafismo em movimento”, ou seja engloba em seu conceito, movimento, dinamismo de imagens e textos, e quase sempre uma trilha sonora. Uma receita que dificilmente pode dar errado, não é mesmo? 

É, sem dúvida, um recurso muito atraente para a estratégia de marketing digital, devido a sua amplitude criativa, eles estão presentes em vídeos explicativos e institucionais, tutoriais, treinamentos, propagandas e vários outros tipos de conteúdo.

Por que o Motion Graphics é tão usado?

Já citamos por aqui que o marketing digital virou refém (no bom sentido), do formato vídeo, isso não é mais novidade. Dados do Youtube apontam que o número total de visitantes é de 30 milhões por dia em sua plataforma. Isso mesmo, somente no Youtube.

E o número total de horas assistidas por mês passa de 3.25 bilhões. É muito tempo e muita gente consumindo esse formato para sua empresa não se ligar, né? É o que sempre falamos por aqui, contra Dados não há argumentos.

A tendência é que esses números aumentem cada vez mais, claro. Portanto se o Motion Graphics ainda não está na sua estratégia de marketing digital, talvez tenha passado da hora.

Os principais estilos de motion graphics são:

1 – Estilo 3D. Aquele feito com imagens que dão ideia de profundidade, mais próximos da realidade, com um ar bem profissional;

2 – Flat Design. A ideia aqui é ser mais clean, com aspecto plano e mais simples. O tal minimalista charmoso.

3 – Corporativo. Pode fazer uso dos estilos 3D e do Flat, porém aqui o objetivo é transmitir a autoridade e confiança a empresa. Geralmente são bem diretos e muito úteis na estratégia de personalização da marca.

2 Principais motivos para incluir Motion Graphics na sua estratégia de Marketing Digital

  • Senta que lá vem história. As pessoas amam histórias, uma narrativa bem contada, gruda o espectador na sua marca. Ele vira um cliente que vira um fã da sua marca. Bingo.
  • Engajamento. Geralmente os motion graphics são curtos, úteis e dinâmicos, nada melhor do que isso para engajar um público que tem cada vez menos tempo para consumir conteúdo.

Então, esperamos ter ajudado com novas ideias para sua estratégia. Confira mais textos do nosso blog Pulsando.

A gente se vê.