28

outubro.2021

O algoritmo vence a estratégia? A Pulso responde essa pergunta

Com o algoritmo definindo o que os consumidores podem ou não quererem, uma pergunta que assola muitas marcas é: com uma boa estratégia de comunicação consigo me destacar no mercado? E a Pulso responde aqui no blog.

Há um tempo atrás, quando a Amazon te recomendava um livro similar ao que você andou lendo ou o Spotify sugeria uma música que você pudesse gostar, ficava aquela sensação de “uau, como essa plataforma sabe tanto sobre mim?”. Hoje a resposta já é do conhecimento de boa parte do público: é tudo culpa do algoritmo.

Comunicar marcas baseando-se em um algoritmo é uma das formas mais efetivas de garantir boas vendas, já que aquele anúncio perfeito de algo que você já se interessou antes ou aquela sugestão ideal sobre algo que você que nem sabia que precisava surge no lugar onde o consumidor específico está, a partir de um perfil traçado por esse algoritmo.

Mas até onde isso interfere nas nossas vidas? Nossas escolhas estão realmente sendo “terceirizadas” pelo meio digital, que diz o que e quando precisamos de algo?

Isso é um pouco do que a Pulso, agência de marketing digital com experiência em estudar e entender esse meio, vai contar pra você aqui:

 

Como o algoritmo dá mais peso a algumas marcas – e o que você pode fazer para superar isso

Quando se fala em algoritmo, além do debate clássico sobre a questão do uso de dados pessoais pelas empresas de tecnologia e a invasão de privacidade, um outro ponto que preocupa os usuários é a influência que a inteligência artificial tem sobre nossas escolhas.

As grandes marcas, que possuem maiores espaços de anúncios graças a uma verba milionária de mídia, vão obter sempre mais evidência e, consequentemente, continuarem sendo um sucesso de vendas, enquanto as menores acabam sendo soterradas pelos esforços de comunicação dessas gigantes. E a marca que fica de fora do ambiente digital? Hm, aí o cenário é ainda mais complicado. 

Mas a boa notícia é que, sim, esforços estratégicos podem encontrar as brechas perfeitas nessas escolhas já pré-formuladas pelos gigantes do mercado no digital.

No Instagram, por exemplo, um conteúdo consistente e relevante ao público pode gerar um engajamento muito maior e sua marca ter mais visibilidade. Já no Google, para ser bem ranqueada, a primeira medida é uma estratégia de SEO bem definida com experts no assunto. Mas não pára por aí: há muitas e muitas formas de iscar o cliente perfeito sem precisar viver refém do funcionamento das plataformas.

Por isso, apesar do algoritmo ter o peso que tem na hora de influenciar decisões, contar com uma agência de marketing digital que apoie a sua comunicação para que seja mais consistente e posicionada de forma assertiva é uma necessidade básica.

A Pulso, por exemplo, já fez isso para inúmeros clientes que confiaram na nossa expertise de mais de 15 anos no mercado, criando cases que provam que, com a equipe certa, sua marca pode estar no melhor lugar em que poderia estar: na boca dos clientes.

E isso nenhum algoritmo pode interferir. 😉