30

abril.2020

O papel das redes sociais durante a epidemia do COVID-19

Conforme a crise global causada pelo COVID-19 vai tomando proporções maiores,  as formas de interagir pelas redes sociais está sendo alterada, provocando mudanças nas tendências de consumo.

E as redes sociais que, a princípio e num cenário mais incerto sobre o vírus, foi a fonte de fakes news e informações desencontradas – algo que um estudo do MIT Technology Review chamou de “o primeiro vírus infodêmico da história das mídias sociais” – também têm exercido agora um papel importantíssimo e bem positivo no combate ao COVID-19.

E é isso que a Pulso, agência de marketing digital que já utiliza as redes sociais como ferramenta de trabalho na hora de criar estratégias de grande alcance aos clientes da casa, vai contar pra você aqui no nosso blog!

 

Como os usuários estão usando as redes sociais durante a pandemia?

 De acordo com Steven Taylor, renomado professor da British Columbia University e autor do livro The Psychology of Pandemics, durante uma entrevista para a BBC, as redes sociais, assim como outras formas de comunicação digital, têm desempenhado um papel fundamental na criação de senso de solidariedade e apoio social.

 Seja usando o sticker #EmCasa criado pelo Instagram como forma de mostrar que está cumprindo a quarentena e incentivando os contatos a fazerem o mesmo, seja através das chamadas de vídeo em grupo e até mesmo por jogos compartilhados nas redes sociais, os usuários estão buscando novas formas de se manterem conectados, mesmo com o distanciamento social.

 

E como as marcas também podem se posicionar no atual cenário?

 Como agência de marketing digital, mesmo em regime de home office para seguir as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, seguimos trabalhando diariamente lado a lado a nossos clientes para ajudar a adaptar suas estratégias de comunicação ao cenário da pandemia.

 E a melhor recomendação que podemos dar neste momento para empresas é o uso de forma profissional das redes sociais como uma forma de manter o relacionamento com os consumidores ou até mesmo atrair novos públicos para o  negócio.

 Tanto comércios como profissionais autônomos podem utilizar as redes sociais como forma de de mostrar que segue em atividade e está disposto a seguir ajudando os consumidores, mesmo que de formas diferentes para respeitar a questão de saúde pública.

 Lives, tutoriais, interações com o público, compartilhamento de conteúdo relevante e empático e até mesmo a criação de uma rede de apoio e solidariedade com os demais empreendedores da sua região é uma forma de se mostrar presente.

 Mas vale lembrar que, num momento delicado, as mídias sociais mais que nunca devem ser utilizadas de maneira madura, por isso, não hesite em chamar a gente para, a partir de nossa expertise no assunto, te ajudar a desenvolver o melhor plano de ação possível. 🙂