19

maio.2022

O que são os Google Doodles?

Com certeza você já entrou no Google para fazer sua sagrada busca e deu de cara com um desenho diferente no logo ou uma chamada para um joguinho. Esses são os Google Doodles.

Os Google Doodles são a forma divertida e marcante que o Google encontrou para prestar sua homenagem e se posicionar diante de algum acontecimento marcante ou fazer uma chamada para uma ação da marca.

Vamos começar explicando o conceito de Doodle.

Uma tradução simplória, seria “rabisco”. O termo doodle é utilizado para se referir a um tipo de esboço ou desenho feito de forma simples e despretensiosa. 

Podem representar algo concreto ou apenas formas abstratas.

Como surgiram os Google Doodles?

No site oficial, é possível encontrar a história que conta que mesmo antes da empresa ser construída em 1998, os fundadores decidiram brincar com o logotipo para indicar que participaram de um festival.

A ideia, relativamente simples, virou uma forma inteligente e criativa de celebrar eventos importantes e comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas.

No início os Doodles apareciam apenas em situações raras, um aniversário marcante ou feriados conhecidos mundialmente, mas aos poucos, o Google percebeu que os desenhos despojados tinham um engajamento muito grande. 

O próximo passo lógico da empresa foi montar uma equipe exclusivamente dedicada à criação dos Doodles. 

Algumas Curiosidades dos Doodles

  • Já foram criados mais de 5.000 doodles 
  • As ideias para os Doodles vêm de vários colaboradores da empresa, porém é possível também que os usuários enviem ideias.
  • A equipe de ilustradores é chamada de Doodlers

Você pode enviar suas ideias para [email protected].

Eles não prometem que vão responder, mas prometem que leem todas as mensagens, imagina que legal abrir a página de busca e ver sua ideia lá.

A gente vai pensar em umas ideias por aqui, quem sabe.
Até a próxima e continue a maratona no nosso Blog Pulsando.