30

março.2022

Por que os dados são tão importantes para as ações de marketing digital?

Os dados são uma ferramenta poderosa para apoiar a tomada de decisões da sua empresa, usá-los corretamente garante que o marketing digital seja bem feito e que os resultados sejam alcançados com mais velocidade e menos gastos.

Os dados podem ser usados para diversas ações, como direcionamento e segmentação, expansão de bancos de dados de e-mail, personalização do conteúdo da campanha e chamadas para ação, mas nem tudo são flores. Vamos começar a entender melhor essa coisa de Dados?

De que Dados estamos falando?

Esta é uma pergunta justa, já que sempre que falamos em marketing digital, tudo fica meio que jogado em meias palavras. Dados de que? De quem? De onde?

As ferramentas digitais se multiplicam na velocidade da luz, mas para citar algumas mais clássicas:

1 – Formulários: Nada melhor do que pedir para seu próprio cliente os dados de como melhorar um produto ou um serviço, certo?

2 – Pesquisas: Para tomadas de decisões, criação de marcas, produtos. Não podemos dizer que essa estratégia nasceu no mundo digital, mas é uma velha conhecida do marketing que ainda tem um grande potencial com uma adaptação ao novo mundo.

3 – Google Analytics: O queridinho de qualquer gestor de mídia e fluxo orgânico de visitação. Já falamos muito dele por aqui no Blog. Gratuita e extremamente intuitiva, essa ferramenta está presente em quase todos os sites do mundo, coletando dados de visitação e vários outros. É uma ferramenta de suma importância para entender comportamentos do público-alvo e fazer ajustes em conteúdos e páginas.

Se temos tantas ferramentas de dados porque nem sempre conseguimos usar adequadamente?

As empresas passam por diversas dificuldades, e uma delas é a falta de planejamento, principalmente na hora de estruturar o marketing ou de contratar uma agência de marketing digital que entenda o mercado e que tenha expertise.

Não basta apenas ter todas as ferramentas e guardar os dados, eles precisam ser usados. Essa é a palavra-chave e é aí que as empresas se perdem. Como usar os dados?

É preciso que a agência de marketing digital aproxime o planejamento da execução. Aproxime os dados das ideias. 

Hoje mais do que nunca, não é mais necessário dar tiros no escuro. Os profissionais de análise de dados têm o poder de dar apoio às decisões. 

As informações corretas dão visão e clareza sobre os processos, sejam eles na área que forem, porém um dado sem continuidade de vida se perde e bate aquele sentimento de que o marketing digital não está funcionando.

Dados e Ideias de mãos dadas

Embora o uso de dados seja fundamental para qualquer campanha de marketing digital bem-sucedida, a integração de insights orientados por dados na estratégia e execução deve acontecer de uma forma extremamente concisa, respeitando os diferentes públicos de uma empresa e com uma correta interpretação.  

Só para finalizar, uma boa campanha não se baseia necessariamente apenas em métricas e dados, mas, certamente, é isso que faz a diferença em uma campanha de uma agência de marketing digital bem sucedida. 

Quando falamos de campanhas espetaculares, estamos falando de planejamento, design, conteúdo e dados em um loop digital eterno e harmônico.

É isso, então, aproveita para fazer o loop nos outros textos do Blog Pulsando.

A gente vê você nos dados do Analytics.