28

dezembro.2022

Profissional T-Shaped: O que é? E como ele se encaixa no marketing digital.

O profissional tipo T vem sendo cada vez mais solicitado e é extremamente importante para a manutenção de uma boa estratégia de comunicação e marketing digital.

Vamos tentar entender o que significa realmente ser uma profissional tipo T, ou T-shaped. Começando do começo:

O que é um profissional T-Shaped?

O profissional em forma de T é aquele que não só possui um conjunto de habilidades de nicho, mas também possui um conhecimento mais amplo e tem um interesse real no que faz.

Obviamente não é possível ser especialista em tudo, certo? Sendo assim, para dar um exemplo prático, pensando em um profissional de marketing digital que trabalha na área de Design e Branding, com conhecimento aprofundado nessas áreas (o que é o mínimo esperado pelo mercado), no caso de um profissional T-shaped, esse Designer é muito mais valorizado com um conhecimento superficial/intermediário em áreas como front-end, UX, conteúdo e gestão de redes sociais, por exemplo. 

A ideia do profissional T-shaped é ampliar o conhecimento e diminuir os caminhos e erros que acontecem entre as diferentes áreas do marketing digital. E é exatamente isso que o faz tão valioso no mercado atual.

Qual a vantagem de um T-Shaped em relação a um especialista “comum”?

O mundo digital vai mudar todos os dias. Novas competências vão ser exigidas, o mercado é canibal, e isso nem é novidade. O mercado precisa de mais talentos que entreguem mais coisas e mais rapidamente, principalmente com o tanto de ferramentas digitais que são disponibilizadas.

Dentro de um projeto, é ouro ter um profissional que tem o entendimento de toda a tarefa, ainda que ele não seja o responsável pela entrega x ou y, um olhar mais crítico pode reduzir e muito as chances de erros ou baixa qualidade de uma entrega acontecer.

Esse profissional é capaz de além de fazer a sua entrega de hard skill com excelência, olhar para o todo, prevendo e solucionando eventuais problemas no projeto. 

Tá legal. Mas como se tornar um profissional T-Shaped?

É claro que estamos falando de uma pessoa que já tem um domínio amplo de sua especialidade e tem sede de aprender novas áreas e novos desafios dentro do marketing digital. Portanto, vamos a algumas dicas:

Autoconhecimento

Reconheça suas habilidades e seja honesto com você mesmo. 

Encontre as variantes dentro do seu nicho para começar. Um bom exemplo foi o que citamos acima do profissional de Design e Branding que pode expandir para UX, Social Media, Programação e Performance SEO. 

Lembrando que isso não impede de partir para outras áreas como Análise de dados. A única regra é ser honesto e realmente se aprofundar nas áreas que decidir incluir nas habilidades.

Estudar é lei:

Veja bem, não estamos falando para você ir à faculdade mais próxima e se matricular, ok? Mas é importante separar umas horas para aprender sobre a nova área, na nova empreitada, seja curioso.

Uma dica muito legal é conversar com os seus colegas de outras áreas, pedir para acompanhar uma reunião de apresentação de resultados de mídia, por exemplo. Ou sentar com um colega enquanto ele mexe num código CSS. 

Mão na massa:

Pegue parar fazer algum projeto diferente, algo que te desafie, claro que não seria possível pegar de cara um projeto de alto nível, mas você pode pensar em um projeto menor ou até mesmo inventar um projeto para si. O melhor jeito de aprender é fazendo, essa realidade é a mesma, com ou sem transformação digital. 

Então é isso, esperamos ter ajudado a trazer novas ideias, como sempre.

A gente se vê por aqui no Blog Pulsando.