05

outubro.2016

Dê ao seu mailing o valor que ele merece

Criar e explorar oportunidades de dialogar com seus clientes são estratégias de comunicação inteligentes e necessárias. Apesar de existirem diferentes formas de aplicá-las, a maioria têm um item em comum: mailing! O compilado de contatos de ex-clientes, atuais clientes, clientes em potencial e todos que têm ou podem ter relação com a empresa é um dos ativos mais valiosos da comunicação, por isso tratá-lo com o devido cuidado é importantíssimo.

Confira abaixo quatro passos que valorizam e continuamente melhoram seu mailing:

  1. Captar: não importa o quão grande é sua base completa, continue captando. Uma das formas mais comuns de fazer a captação, por exemplo, é assegurar que o formulário do fale conosco do site esteja funcionando adequadamente.
  2. Nutrir: após captar, alimente sua base com os novos contatos. Nesta etapa, criar categorias e classificações de acordo com o seu negócio faz com que a organização dos contatos propicie ações segmentadas e um melhor aproveitamento do mailing.
  3. Higienizar: e-mails desatualizados, contatos fantasmas, dados inseridos erroneamente em alguma etapa do processo e outros problemas podem fazer com que sua base fique “suja”, por isso manter uma rotina de higienização elimina informações inúteis.
  4. Validar: relacionada à higienização, a validação pode ser feita com ferramentas que confirmam se o e-mail realmente existe, permitindo assim que dados inválidos sejam deletados da base.

Além de disparar e-mails – uso mais comum do mailing – é possível criar um público no Facebook subindo sua base e fazer campanhas de remarketing; ou criar um público com pessoas que acessaram seu site instalando um pixel do Facebook, que coleta os dados de tráfego para criá-lo; ou ainda criar outro público com pessoas semelhantes àquelas que acessam seu site. A Pulso registra excelentes resultados com esta prática, para alguns clientes representa a iniciativa mais importante na plataforma.

Entre tantas opções, um fato ainda deve ser destacado: o mailing da sua empresa, sob certa perspectiva, é uma audiência exclusiva, pois apesar de individualmente os contatos estarem em outras bases, a combinação completa é única. Portanto, valorize seu mailing com os quatro passos acima e use-o ao máximo.