20

junho.2018

E-mail Marketing ainda funciona? Se bem feito sim

Muitas vezes encarado como algo simples e com baixo retorno, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta muito poderosa quando bem feito.

Um fluxo de trabalho de algo aparentemente simples, como o envio de um e-mail marketing, é, na prática, um processo muito complexo e que envolve várias habilidades de diversos profissionais diferentes.

As pessoas que veem o trabalho já finalizado, tendem a acreditar que uma ou poucas pessoas conseguem fazer uma entrega com a mesma qualidade do que se feita por especialistas, porém, a experiência e a categoria são decisivas nos projetos.

Aqui na Pulso, muitas vezes, ouvimos clássicos como: “ah, é só mandar um e-mail, não dá trabalho algum”, ou “como pode ser tão complicado mandar um e-mail?”. Entendemos que uma agência de marketing digital deve sempre superar expectativas, e para atender essa demanda temos um fluxo de trabalho ágil, inteligente e certeiro.

Entenda os importantes passos ao longo de um projeto de E-mail Marketing:

O Planejamento Estratégico

O Planejamento, o ouvir e entender a dor, está entre as etapas mais importantes, se não a mais importante de todas. Na Pulso, usamos muito o termo “A dor do cliente”. Onde dói? Onde sangra? Antes de mais nada, obtemos o diagnóstico com precisão. Aqui, a gente não erra nessa etapa, ficamos nela até acertar.

Depois disso, seguimos com a interpretação exata do cenário e a elaboração precisa do Briefing. Para que todo o tempo possa ser otimizado, o planejamento estratégico é imprescindível. Só nesta etapa, já podem ser contados como peças chaves, três Pulsábios, o Analista de Atendimento; Analista de Mídia e Performance e o Diretor de Planejamento.

Informações importantes, relativas ao mercado, a marca e os serviços prestados serão extraídas para uma segunda etapa, que envolverá o Diretor de Arte, Assistente de Arte e Redator para o fechamento do Briefing de criação. Em paralelo, o Analista de Mídia e Performance e o Diretor de Planejamento decidirão o perfil dos clientes que receberão o E-mail Marketing.

O Conteúdo

É amplamente divulgado, pelo Google inclusive, que sem um conteúdo atraente e pertinente, dificilmente existe uma chance de potenciais clientes se atraírem pela marca. Somos, antes de mais nada, leitores assíduos, gostamos de ler, gostamos de editar conteúdo, de palpitar. Somos recebedores de críticas, por isso, nosso conteúdo sempre tem um “quê” de diversidade e de atração orgânica, esse é o jeito Pulso de escrever.

Com o tema e o público alvo bem definidos, o Head de Conteúdo e o Redator farão a produção do texto e a diretriz das imagens. Depois de pronto, é responsabilidade do Analista de Atendimento enviar o material para aprovação e ter o feeling de colher informações para eventuais correções e ajustes.

Gerenciamento do Projeto

O Gerente de Projetos será responsável pela distribuição das tarefas e controle das entregas de todo o desenvolvimento, mas o Pulsábio encarregado disso tem na ponta da língua o “mas…” e o “e se…”, a função principal dele é provocar, é justamente acelerar com qualidade e cuidar dessa balança.

Com o Briefing e os Conteúdos aprovados, o Diretor de Arte e o Assistente de Arte materializarão a peça de acordo com a proposta, dentro do prazo oferecido. O Gerente de Projetos será responsável, ainda, por notificar o Analista de Atendimento para seguir com a aprovação junto ao Cliente. Aguardando eventuais correções e ajustes, planejando e administrando o tempo para que nada saia do cronograma.

A Programação do E-mail Marketing

Com a arte aprovada, o Programador Front End será responsável por aplicar as melhores práticas de programação e hospedar as imagens e código no servidor necessário. Efetuará, também, teste de disparo para uma lista de Revisores. Nesta lista, estarão, no mínimo, o Gerente de Projetos, Redator e o Cliente. Após a aprovação da peça, a ação será agendada.

O Cuidado com a Performance

O Analista de Mídia e Performance será responsável por coletar as informações do disparo e qualquer outra informação relevante. Juntamente com o Head de Mídia e Performance, farão o relatório com os resultados da campanha para futura apresentação ao Cliente e, também, para definir futuros caminhos a serem seguidos, tudo em busca de um resultado pleno e condizente com o planejamento de marketing digital.

Atingir resultados expressivos nunca é simples, mas com um time de especialistas em marketing digital fica mais fácil. Do teoricamente simples, como um E-mail Marketing ao intrincado, como uma Peça Publicitária, aqui na Pulso, a excelência é regra entre os Pulsábios.