Marketing de Conteúdo é o mesmo que Inbound Marketing?
Nos últimos tempos têm surgido diversos termos e novos conceitos para práticas já conhecidas. Antes de falar de Marketing de Conteúdo e Inbound Markerting é importante reforçar o próprio Marketing como disciplina, que busca por um pensamento integrado para gerar resultados para uma determinada marca e/ou produto, para entender melhor como esses dois novos conceitos influenciam na prática.
Conceitualmente, o Marketing de Conteúdo visa transformar uma empresa em um canal de comunicação direto com o seu público consumidor, gerando conteúdo e informações relevantes para a tomada de decisão de consumo, tornando-se referência naquele assunto. O fator essencial para esta prática é o distanciamento de uma abordagem comercial direta, o conteúdo produzido deve ser informativo para que auxilie no entendimento do assunto em questão. À medida que o público se dá conta de que a empresa é uma referência no tema e percebe que através dela pode esclarecer dúvidas e chegar a um entendimento seguro para a decisão de compra, fica muito mais próxima a relação comercial e, portanto, a efetivação da compra do produto ou serviço associado.
Já o Inbound Marketing se caracteriza pela automatização da distribuição do conteúdo produzido, utilizando-se de ferramentas de automação de marketing para a escalagem do material versus estágio de interesse do público, associado à criação de persona para que cada cliente receba um conteúdo de acordo com o seu momento de busca. Essa organização precisa ser feita (muito bem) para que não se perca o interesse do público e que ele atribua valor nas informações recebidas, havendo uma evolução de acordo com as suas necessidades.
Enquanto o Marketing de Conteúdo se atém na produção e qualidade do conteúdo, o Inbound Marketing se encarregará de entregar esse conteúdo para as pessoas certas, no momento certo.
Em linhas gerais, é possível fazer Marketing de Conteúdo sem Inbound Marketing, mas o inverso não é verdadeiro.
Vale ressaltar que tanto um como outro surgiram em decorrência no novo comportamento do consumidor cada vez mais conectado e utilizando a meios digitais para facilitar e melhorar a sua vida social. Portanto, para que ações como essas dêem os resultados esperados, é essencial ter uma agência de marketing digital com expertise no assunto e que considere o planejamento como uma importante disciplina para todas as suas entregas.