22

novembro.2018

Site Responsivo ou Site Mobile? Para onde vai o Marketing Digital das Empresas?

 

Os acessos e as experiências em site responsivo ou site mobile crescem vertiginosamente, numa velocidade que não permite vacilos e falta de planejamento de Marketing.

Antes de buscar, loucamente, as respostas, vamos falar um pouco do nosso DNA. Aqui na Pulso, pensamos muito sobre as opções de cada cliente que vem até nós procurando por sites desktop, responsivos ou mobile.

Somos críticos, somos curiosos e pesquisadores. Nosso maior pesadelo é sermos confundidos com meros executores de briefings iniciais.

Site Responsivo ou Site Mobile?

Claro que há diferenças, mas antes de falar um pouco sobre elas, é necessário pesquisar e refletir. Por onde seus clientes chegam? E mais importante, por onde a empresa quer que eles cheguem? Com essa pesquisa no bolso, fica mais fácil seguir.

A grosso modo, o Site Responsivo é preparado para atender qualquer tamanho de tela, Desktop, Notebook, Tablet, Smartphone, etc. Mantendo o padrão geral do site desktop movendo ou reduzindo alguns elementos, porém no geral, se adapta a todos os tamanhos de tela. Mantém a mesma URL da página e as mesmas métricas de Analytics, além de ajudar no direcionamento de SEO que aponta sempre para uma mesma URL.

O Site Mobile, como diz o próprio nome, é feito exclusivamente para dispositivos móveis, ou seja, precisa de uma programação nova, URL nova, toda uma estrutura nova.

Estamos falando de coisas diferentes, então, voltamos à importância do planejamento e da pesquisa, antes de sair por aí comprando tudo que é produto que a Transformação Digital oferece, é preciso pensar.

A Experiência na palma da mão

A primeira pergunta de uma empresa que procura uma Agência de Marketing Digital para produzir um site tem que ser “como oferecer a melhor experiência de navegação para o usuário?”

Para isso, deve-se pensar do básico ao complexo. Desde facilitar o acesso aos seus contatos, como telefone, e-mail, etc; até o espaçamento entre os dedos. Da facilidade de navegação até a leveza de carregamento. Tudo isso conta na hora da experiência do usuário.

Além da estrutura, quando pensamos em buscas orgânicas, o algoritmo do Google usa exclusivamente os conteúdos de mobile para indexar as buscas e não mais se baseia nos conteúdos do Desktop. Ou seja, se o site da empresa não é responsivo e nem mobile, ele dificilmente será indexado pelas buscas feitas via smartphone.

O que é realmente importante para o Marketing Digital?

O Google e os sites de busca vivem em constante mudança porque seguem as tendências dos usuários e respeitam as mudanças.

Existem muitos fatores importantes para o Marketing Digital da sua empresa e decidir entre Site Responsivo ou Site Mobile é um deles, porém uma coisa é certa: se a empresa não tem nem a versão Responsiva e nem a versão Mobile ainda, então a Transformação Digital já a deixou para trás há muito tempo.