Como anda a tal Transformação Digital? O que eu vi no Vtex Day e RD on the Road
A Pulso, como Agência Digital Nativa, vem se atualizando gradativamente com a Transformação Digital, participando de eventos fortíssimos do mercado digital.
E eu, que não podia ficar fora dessa, participei de dois dos mais badalados eventos do mundo Digital: O Vtex Day, e RD on the Road, em São Paulo. Então, vou contar um pouco do que vi.
A Importância do Vtex Day na Transformação Digital
O Vtex Day está entre os maiores encontros de negócios digitais do mundo e coloca a cidade de São Paulo e o Brasil como um dos polos de conhecimento digital.
O evento trouxe muitos conteúdos e cases relevantes apresentando um panorama global de mercado.
A grande atração do evento, sem dúvida alguma, foi o ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que abordou temas de como as empresas brasileiras podem ser protagonistas da revolução digital que está acontecendo em todo o mundo, enfatizando que a diversidade do Brasil é uma das nossas grandes forças.
O RD on the road e seu potencial de engajamento digital
O RD on the Road é conhecido como um evento itinerante de Marketing Digital e Vendas da Resultados Digitais e já passou por mais de 20 cidades e em 3 países diferentes.
O evento tem um engajamento incrível no mercado digital e reúne profissionais de diferentes segmentos e áreas de atuação, associando o conhecimento, tendências de negócios, boas práticas e as maiores referências do digital em um ambiente interativo que estimula o networking e o desenvolvimento.
Aprendizado e aplicação
Em ambos os eventos, percebi que “Transformação Digital” é o termo do momento. Realmente estamos vivendo a era dessa revolução tecnológica.
- A agência tradicional está buscando se inteirar e atender de forma digital;
- O profissional está estudando e buscando essas experiências, pois sabe que esse perfil de profissional será o mais visado no mercado digital;
- O cliente está entendendo e buscando inovar cada vez mais com recursos tecnológicos.
Pude ver situações que mostram que os clientes estão cada vez mais exigentes. O foco está em entender e mostrar sua dor, montando propostas personalizadas com números, dados, seja usando SEM Rush, Google Trends, Gerador de Personas, benchmarking ou qualquer que seja a ferramenta.
Tudo isso faz a diferença e mostra valor ao serviço/negócio, tirando a impressão de produto “de prateleira”. A dica do sucesso é: ENCANTE SEU CLIENTE.
O Futuro é Analítico
Uma frase que ouvi e que me marcou foi “O futuro é Analítico”. O cenário vem mudando e os profissionais de Marketing precisam ser “Matemarketing”.
Atualmente, o que não se mensura não é visto, não tem valor. Cada vez mais, os profissionais e agências devem entender isso, o Marketing vai além do “beautiful”, é preciso ter dados concretos que possam ser vistos e entendidos pelos seus clientes.
É imprescindível entender o porquê dessa transformação, essa mudança é de comportamento do consumidor, acontece todos os dias e cada vez mais rápido.
Acompanhar os dados analíticos e traçar estratégias baseadas em comportamento, constrói o caminho mais rico de inovação que sua empresa pode seguir.
Alguns Insights práticos da Transformação Digital:
- Valorize a hora-útil do seu profissional e não a hora/ponto: pesquisas mostram que apenas 40% do expediente é produtivo
- Faça Hora-bar! Conheça gente, faça Networking. Quanto mais conexões mais ideias e quanto mais ideias mais soluções
- Seja “Matemarketing”: não há como fugir dos dados analíticos
- Gere valor ao seu negócio. Estude o seu cliente e faça ele se sentir especial
- Tenha uma alma digital: Não basta entrar no digital apenas pelas circunstâncias do mercado
- Não pague para trabalhar: Esclareça o que você está vendendo e o que seu cliente está comprando
Novos tempos trazem Novas Atitudes que geram Novos Comportamentos.