#PulsoTalks: Thiago Borges, CEO e Head de Planejamento, conta mais sobre a agência
Na nossa última edição da #PulsoTalks, trouxemos o Thiago Borges, CEO e Head de Planejamento, para contar mais detalhes sobre os planos da Pulso para 2022. Confira!
Nos últimos meses você acompanhou aqui no nosso blog uma série de entrevistas que buscava mostrar os bastidores por trás da expertise da nossa agência de marketing digital. Sim, estamos falando da #PulsoTalks.
É por isso que, para encerrar a #PulsoTalks, série que nos acompanhou nos últimos meses, trouxemos o Thiago Borges, CEO e Head de Planejamento, que, além de estar à frente da Pulso desde quando lançou a agência, também atuou à frente de importantes associações do mercado.
Especialista em Planejamento Estratégico Digital, o Thiago está ativo no mercado de comunicação digital desde 1996 e, além de CEO da nossa agência de marketing digital, ele foi também diretor da ABRADI-SP (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) e da APP Brasil (Associação dos Profissionais de Propaganda). Foi graças ao seu interesse em como as pessoas se relacionam com novas tecnologias que o motivou a se graduar tanto em Comunicação como em Tecnologia da Informação. Por meio dessa formação dupla, em 2006 o Thiago lançou a Agência Pulso e conseguiu trazer as competências dessas duas áreas para dentro da agência.
E no papo de hoje, ele vai contar um pouco mais sobre a Pulso. Confira:
Oi, Thiago! Agradecemos por participar desta última edição da #PulsoTalks! Pra gente começar, pode contar qual foi o seu papel no nascimento da Pulso e de onde veio a ideia?
Thiago: A Pulso surgiu 15 anos atrás, quando eu trabalhava em uma editora com o Fernando (Rivera) e éramos contratantes de agências. Naquele momento o mercado era muito mais amador do que é hoje e enxergamos que havia uma oportunidade fantástica de criar a agência que gostaríamos de contratar mas que não conseguíamos.
E só de olhar pro portfólio da Pulso dá pra ver que vocês conseguiram criar a agência que buscavam. Quais aspectos do seu papel como gestor você acha que influenciaram para chegar a esse ponto tão almejado?
Thiago: Bom, como gestor, eu busco integrar as diversas áreas da agência para que o nosso trabalho tenha uma visão transdisciplinar e uma “cara” única e o mais atualizada e integrada possível.
Na sua opinião, quais habilidades todo líder da área precisa ter para impulsionar a equipe?
Thiago: Sem dúvida a maior habilidade é empatia. Mas nesse caso, não só com os clientes e sim com a própria equipe.Você pode treinar, orientar, remunerar bem, enfim, fazer o que for, mas se não entender que a equipe é formada por pessoas diferentes e que tem suas vidas, desejos e necessidades particulares, nenhuma outra habilidade vai impulsionar esse time.
Que legal. E já que a gente está falando de gestão e liderança, como o seu senso de líder ajuda a ter mais empatia e conhecimento na hora de trazer soluções para outros líderes de empresas que buscam uma boa agência de marketing digital?
Thiago: Então, acredito que o “senso de liderança” não seja meu e sim de toda a equipe. Temos um time muito experiente e entrosado, formado por Heads especialistas mas que possuem uma visão total das ações elaboradas para os clientes. Aqui na Pulso a gente sempre busca planejar e executar as demandas com um olhar mais integrado e atento, assim a empatia acaba acontecendo de forma natural.
E além desse olhar integrado, você pode contar quais são os diferenciais da Pulso perante o mercado?
Thiago: Sem dúvida nosso principal diferencial é não sermos uma agência de marketing digital que “escala” suas vendas. O que quero dizer com isso: atendemos um número menor de clientes para conseguir aplicar nossos valores: Proximidade, Ousadia Criativa e Substância.
Infelizmente, em nosso mercado, as agências digitais acabam praticando preços muito mais baixos do que o que seria saudável, tendo assim que “escalar” suas vendas de forma que atendam dezenas ou centenas de clientes com uma equipe pequena. Claro que aí a entrega normalmente acaba ficando abaixo do que o cliente espera e necessita, o que gera uma percepção de que marketing digital não funciona.
Agora vamos falar dos cases da agência: como você enxerga o papel do planejamento em cada entrega da Pulso?
Thiago: Para nós, o planejamento é sempre chave. E isso serve tanto para grandes cases quanto para pequenos trabalhos do dia a dia. Às vezes, o olhar aguçado de planejamento até mesmo em coisas tomadas como mais “simples” como um assunto de e-mail, pode acabar sendo mais efetivo do que uma ação cheia de verba mas que não foi planejada.
E já que você falou em olhar aguçado, vamos olhar pro futuro: conta pra gente qual é o seu objetivo em relação aos projetos que lidera na Pulso para 2022?
Para 2022 são várias as metas e objetivos em relação aos projetos (risos). Mas pensando agora, me vem à mente que o maior desafio é uma questão mais ampla. Os últimos dois anos foram muito desafiadores por conta da pandemia. Trabalhar 100% home office, para nós não foi tão difícil, mas para o mercado em geral (clientes, parceiros e até mesmo familiares), foi muito desafiador e isso acabou refletindo em toda a cadeia profissional do país.
Por isso, nossa meta é ter a equipe com saúde e engajada. O resto a gente tira de letra (risos).
A #PulsoTalks chegou ao fim, mas os assuntos relevantes aqui no blog não acabaram
Depois dessa entrevista tão inspiradora e humanizada com o líder da Pulso, Thiago Borges, encerramos nossa série, mas lembramos que, aqui no blog da nossa agência de marketing digital não vai faltar conteúdo rico e relevante sobre os principais temas do mercado.
Continue de olho.