Super Apps: será que essa moda pega mesmo?
Os Super Apps já fazem parte da estratégia de grandes empresas há um tempo e estão aí para aproximar mais ainda seus clientes das marcas.
Com a ideia de centralizar as atividades online e facilitar a vida de seus usuários, prometem resolver problemas de centralização de poder das redes sociais, por exemplo. Vamos ver como eles funcionam:
O que são os super apps?
Um Super App é um aplicativo capaz de executar diversas funções. Essas funções não precisam, necessariamente, ter relação entre si.
É como se fosse a evolução de um app comum, que dispõe de uma plataforma unificada com diversas funcionalidades e com isso tem um poder maior de fidelizar os clientes.
Qual a diferença de um super app para um app?
Um exemplo muito bom é o Rappi, que surgiu como aplicativo de delivery e evoluiu para um super app oferecendo transações em diferentes ramos, incluindo até mesmo aluguéis imobiliários. Ao passo que antes oferecia apenas delivery.
Alguns Super Apps que você usa e nem sabia:
Alguns exemplos de super apps brasileiros ou com entrada no mercado nacional, que a gente tem usado há algum tempo e nem tinha se dado conta:.
Magalu, Amazon e Mercado Livre no setor de E-commerce;
iFood, Rappi, Uber; na parte de delivery, transporte; e no caso do Rappi, até mesmo setor imobiliário, como citamos.
Facebook e WhatsApp, pelas Redes sociais, sim, as redes sociais têm grande potencial de serem Super Apps.
Respondendo à pergunta do título:
Se a moda dos Super Apps pega mesmo? Pega, pega muito, já pegou e mais: é caminho sem volta.
Agora só nos resta ficarmos atentos a quando essa moda vai começar a pegar para as empresas de todos os nichos e tamanhos, porque, como a gente bem sabe, todas as tendências que “pegam”, são multiplicadas em todos os níveis do marketing digital.
Por enquanto ficamos por aqui, e você fica por aí maratonando nosso blog de marketing digital.
Até a próxima.