31

janeiro.2023

Tendências de SEO para 2023

Entra ano e sai ano, e o tal do SEO continua sendo uma das principais preocupações das empresas e das agências de marketing digital.

Vamos dar uma olhada no que há de novo sobre o SEO, mas primeiro, aquela recapitulada rápida:

O que é SEO?

O Search Engine Optimization, otimização para os mecanismos de busca, é o processo que visa melhorar o tráfego orgânico para um site nas páginas de busca, principalmente Google e Bing.

Tá, mas para que serve o SEO, na prática?

Boas práticas de SEO elevam o ranqueamento dos sites nas buscas orgânicas, ou seja, aquelas que não se utilizam de verba de mídia. Isso quer dizer que a empresa gasta menos com mídia, com cada vez mais acessos “grátis”. Com aspas bem grandes aqui no “grátis”, mas basicamente essa é a principal função do famigerado SEO.

O que há de urgente no SEO para 2023?

Separamos alguns pontos que devem ser foco de atenção das empresas interessadas em melhorar seu ranqueamento e também das agências de marketing digital que desenvolvem esse processo.

1 – Pesquisa por voz assistida por Inteligência artificial: 

Como falamos em conteúdo passado aqui no Blog, as pesquisas por voz são uma grande tendência e realidade para 2023. A partir dela, abre-se um leque enorme de oportunidades para se criar conteúdos mais fluidos que simulam conversas, por exemplo.

2 – Otimização de imagem

Em um mundo cada vez mais audiovisual, as imagens perderam um pouco de importância e consequentemente, acabam caindo em esquecimento, é importante manter um site leve, com imagens otimizadas para os novos formatos sugeridos pelos grandes buscadores. Além disso, é imprescindível nomear as imagens corretamente e inserir descrições para atrair mais usuários e ajudar o SEO do site.

3 – Core Web Vitals

Iniciativa do Google que fornece orientações de forma centralizada e organizada sobre todos os pontos de qualidade que são considerados essenciais para a experiência do usuário de um site. A ideia é simplificar a implementação de recomendações que, por vezes, parecem fáceis, mas que nem sempre são feitas. Como melhorias no carregamento de páginas, por exemplo.

Resumindo

Ter boas práticas de SEO é simplesmente essencial para qualquer estratégia digital. Ao passo que os valores de mídias e anúncios aumentam em larga escala enquanto a concorrência é mais apertada do que nunca, uma das soluções mais inteligentes certamente é a implementação de estratégias claras de SEO. 

Se sua empresa ainda não tem isso no radar, passou da hora de bater aquele papo com a agência de marketing digital para alinhar o quanto antes. Quando se trata de SEO, nunca é tarde para começar ou melhorar.

Ficamos por aqui, até a próxima no nosso blog de marketing digital.