Termos em inglês do Marketing Digital: Guia prático.
ROI, leads, inbound marketing, CRM, CTA. Com certeza você já deu de cara com algum termo de marketing digital que levantou aquela dúvida. Hoje, vamos tentar elucidar os principais termos de forma simples e rápida.
Nem sabemos precisar de onde surgem tantos termos, siglas e variações, mas alguns são bem importantes para você entender a estratégia de marketing digital que sua empresa e sua agência seguem. Outros são mais pela curiosidade e diversão mesmo. Vamos lá?
Começando pelos principais e mais estranhos termos de marketing digital, na nossa opinião:
Algumas das siglas mais famosas, outras nem tanto, porém curiosas:
CTA – Call-to-Action: Significa Chamada para ação. Nada mais é do que aquele botãozinho do “compre aqui”, “saiba mais”, “entre em contato”.
ToFu – Top of Funnel: São as ações que geram o pontapé inicial para que o cliente tenha o desejo de consumir um produto ou serviço.
SEO – Esse é mais conhecido, mas ainda assim vale relembrar: é o Search Engine Optimization, ou otimização para ferramentas de buscas. Serve para ranquear as pesquisas do Google.
ASO – App Store Optimization: É algo similar ao SEO, mas voltado para as buscas de Aplicativos.
GA – Google Analytics: Ferramenta que armazena informações sobre visitação de sites.
KPI – Key Performance Indicators: Métricas utilizadas para a efetividade das ações digitais.
ROI – Return on Investment, o famigerado retorno sobre o investimento.
CRM – Gerenciamento de relacionamento com clientes (Customer Relationship Management).
CPC – Cost-per-click, ou custo por clique.
CPM – Refere-se ao custo a cada mil impressões, ou seja, quanto se paga a cada mil vezes que um anúncio aparece.
CPA – Custo por Aquisição, ou seja, quanto “custou” cada cliente.
Chega de siglas, vamos aos termos mais famosos ou curiosos:
Aqui vamos ver alguns dos principais termos utilizados nas agências de marketing digital, que às vezes, nem nós mesmos temos na ponta da língua.
Cookies: Arquivos inseridos no navegador de um usuário sempre que visita um site com a desculpa de que a navegação vai ficar mais rápida, mas que, na verdade, é para “persegui-lo”.
Briefing: Normalmente é uma reunião inicial, na qual são apresentadas as informações para o desenvolvimento de um projeto.
Brainstorm: Reunião de ideias criativas para desenvolver um projeto ou encontrar soluções.
Brand Equity: Acontece quando um produto foi tão aceito pelo público que a marca se torna o produto e vice-versa. Gillette, Bombril, Leite Moça e por aí vai…
Inbound Marketing: É o marketing de “entrada”, que acontece quando o cliente é atraído até à empresa ou ao produto desejado, e não o contrário.
Lead: Cliente em potencial, cliente a ser “seguido”
Core Business: É a essência da empresa. As definições da atividade principal.
Top of mind: Produto, marca ou serviço que sempre é lembrada em seu ramo de atuação.
Webinar: Abreviação de “web-based-seminar”: Conteúdo em vídeo, geralmente gravado em uma palestra, uma aula ou algo do gênero.
HTML (HyperText Markup Language): Linguagem utilizada para construir páginas na internet.
E por aí vai. Se a gente for pegar todos os termos, tem texto até o Natal.
A gente vai ficando por aqui, continue sua maratona aí no Blog Pulsando que a gente se vê.