26

outubro.2023

Vídeo Marketing: Qual o tamanho do impacto do vídeo no marketing digital?

O vídeo marketing se tornou uma força dominante no cenário do marketing digital e o impacto que ele tem é inegável.

Nos últimos anos, o consumo de vídeo online explodiu, e as empresas e agências de marketing digital perceberam que investir em conteúdo de vídeo é uma maneira poderosa de alcançar e envolver seu público-alvo. Mas qual é o tamanho desse impacto? Vem ler:

Dados e dados:

Estudo produzido pela Kantar IBOPE Media, de 2023, revela que no Brasil, em cinco anos, a penetração das TVs conectadas (smartvs) cresceu 25 pontos percentuais, passando de 34% em 2018 para 59% em 2022.

O vídeo online alcança 31,8% da população brasileira em um único dia. 

55% do total do tempo assistido é feito via TVs e TVs Conectadas, enquanto 36% ocorrem por meio de smartphones.

O estudo mostra ainda que 56% das pessoas conectadas que assinam algum serviço de streaming, estaria disposta a aceitar publicidade nas plataformas, se isso tornasse as assinaturas mais baratas.

E é nesses insights que moram as oportunidades para as empresas.

Como e por que o vídeo online ganha tanto espaço em tão pouco tempo?

Os motivos são muitos, alguns meio óbvios e outros nem tanto, mas vamos citar alguns por aqui:

1 – Engajamento Elevado: 

O vídeo é altamente envolvente. A combinação de elementos visuais e auditivos torna-o mais atraente do que o texto estático. As taxas de retenção de informações de vídeo são mais altas, o que significa que as mensagens são absorvidas de forma mais eficaz.

2 – Melhora a Visibilidade no Google: 

O Google dá prioridade ao conteúdo de vídeo nas páginas de resultados de pesquisa. Isso significa que ter vídeos otimizados para SEO pode aumentar a visibilidade de uma empresa e direcionar mais tráfego orgânico.

3 – Alcance Global:

O vídeo é uma linguagem universal. Ele permite que as empresas alcancem públicos em todo o mundo, ultrapassando barreiras geográficas e culturais.

4 – Diversidade de Formatos:

O vídeo marketing não se limita a um único formato. Vídeos podem ser tutoriais, anúncios, entrevistas, vídeos ao vivo, depoimentos e muito mais. Essa diversidade permite que as empresas adaptem suas mensagens de acordo com seus objetivos e público-alvo.

5 –  Impacto nas Mídias Sociais:

Plataformas como o Facebook, Instagram e TikTok promovem ativamente conteúdo de vídeo, permitindo que as empresas alcancem públicos amplos e direcionados.

Para finalizar:

O vídeo marketing tem um impacto significativo no marketing digital. Ele não apenas aumenta o envolvimento e as taxas de conversão, mas também ajuda as empresas a contar histórias de marca, melhorar sua visibilidade online e se conectar emocionalmente com o público. 

É claro que criar conteúdo de vídeo atraente exige esforço e criatividade, mas os benefícios podem ser enormes. 

Vídeos envolventes têm o potencial de atrair mais espectadores, aumentar a conscientização da marca e impulsionar o crescimento dos negócios. 

Portanto, ficamos por aqui com mais uma estratégia que pode habitar o hall de investimentos da sua empresa. 

Continue a maratona no nosso blog de marketing digital e até a próxima.