Conexão de gerações com Champion troca pulseira
Como transformamos um clássico nacional dos anos 80 em um sucesso da era digital
O Champion troca pulseira foi um dos grande sucessos dos anos 80, com suas pulseiras vibrantes e um jeito inovador de combinar estilo de um jeito fácil e rápido.
Então, com base nessa história de sucesso, a Magnum relógios tinha a ideia de trazer de volta esse grande sucesso, três décadas depois.
Chegando até nós com o desafio de divulgar o produto, de forma viral, ao maior número de clientes em potencial, fixar a marca e associá-la ao público jovem, além de potencializar a geração de vendas do produto.
#Planejamento #Tecnologia #Hotsite #Performance
Um Case, uma lição de história
No cenário de mudanças e novidades ocorridas durante a década de 80, uma moda de sucesso repentino tomou conta dos pulsos dos jovens no Brasil: Eram os legítimos Champion Watch.
Com uma ideia brilhante de vender kits com 4 ou 7 pulseiras, esses relógios permitiam mais de 49 combinações.
Além disso, o relógio contava com tecnologia suiça; e com seu estilo New Wave, era possível meninos e meninas abusarem das cores sem precisar comprar vários relógios.
Isso em meados da década de 80. Pode parecer comum atualmente, mas à época foi muito especial.
30 anos depois.
Quando surgiu o desafio de re-lançamento do relógio, do clássico nacional, o boom Champion Troca Pulseiras, nossa reação, enquanto agência de marketing digital nativa, foi imediata. Pensamos em criar interação, proximidade e conexão para causar o maior número de impacto possível utilizando as plataformas digitais.
Se o produto já tinha sido um grande sucesso na década de 80, sem internet, imaginamos com toda a comunicação digital à disposição. O resultado não poderia ser outro.
A nova geração se rendeu de pronto ao grande estilo anos 80.
Quando a Magnum Relógios nos procurou para desenvolvermos a estratégia para o relançamento do relógio, tivemos imediatamente a ideia de desenvolver algo que seguisse o mesmo conceito de “troca das peças” do relógio.
Juntamente com a agência de marketing off que já atendia a conta da Magnum, conseguimos chegar em ideias inovadoras e ousadas
Como por exemplo, os meninos e meninas poderiam experimentar a troca de pulseiras de forma virtual, criar vários estilos, criar além do alcance e ainda ter a oportunidade de ganhar o relógio que eles e elas criassem em um game interativo.
Além disso, um detalhe do projeto que também chamou a atenção foi a criação de um “look book”, no qual era possível simular mais de um milhão de combinações e degustar o produto de forma virtual.
A aprovação do plano foi unânime, tanto da agência de marketing digital, quanto da diretoria da Magnum, quanto da agência de marketing off; e após finalizados os processos de estudo e planejamento, começamos o desenvolvimento do projeto com:
- Criação de Hotsite com SEO impecável ;
- Ferramenta de degustação digital do produto;
- Game interativo e viciante / concurso cultural;
- Integração com redes sociais;
O sucesso do hotsite e interação dos usuários foi infinitamente maior que as expectativas iniciais.
Os números gritaram mais que as cores vivas das pulseiras:
15 Milhões
de visualizações das páginas
2 Milhões
de degustação digital do produto
1 Milhão
de jogadas no game interativo
10 minutos
de permanência média no site
TOP 2 na categoria Compras do Ranking: Google Zeitgeist 2010
E este foi apenas o Lançamento, o sucesso da volta do Champion troca pulseira ainda permaneceu durante a década 2010. Na época, a ação de marketing digital foi tão inovadora que colocou a venda dos relógios Champion à frente de Skol e Fiat (gigantes da indústria Brasileira).
Segundo dados da própria Magnum, as vendas em comparativo com o setor relojoeiro atingiram o primeiro lugar no Mundo.
Nós, como agência de marketing digital, ficamos mais do que satisfeitos em trazer de volta ao público um clássico analógico, dessa vez em plataformas digitais e ser parte importante de um grande sucesso, não só brasileiro, como global.
Esse trabalho mudou a forma como as empresas apresentavam seus produtos na Internet. A “degustação digital” de produtos tornou-se uma coisa normal hoje em dia, mas na época foi algo revolucionário no Brasil e no mundo”
Thiago Borges – Diretor de Planejamento da Pulso